Matéria > ASCOM

Saúde de Santana emite nota técnica sobre caso positivo da Covid-19

Nota faz referência aos protocolos em saúde utilizados para diagnóstico do primeiro caso positivo do município.
Paula Monise - 29/05/2020
35 Visualizações
PMSP-IMG-49e8837a175d12b2372.png

Na noite desta quinta-feira (28) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota técnica sobre os protocolos em saúde utilizados para diagnóstico do primeiro caso positivo da Covid-19 registrado no município. 

O conteúdo da nota faz referência ao teste rápido utilizado pelo município, COVID-19 IGG/IGM BIOCLIN, um teste imunocromatográfico que destaca separadamente anticorpos das classes IgM e IgG para o vírus Covid-19. O teste apresenta 86% de sensibilidade e 99% de especificidade quando positivo, indicando a presença de anticorpos contra os SARS-COV-2 atestando exposição ao vírus.

A nota técnica ainda esclarece que a paciente do sexo feminino, que reside na zona rural do município, foi diagnosticada em 26 de maio de 2020. A mesma foi submetida ao primeiro teste em 19 de maio, que no primeiro momento ficou indeterminado. A paciente foi orientada que permanecesse em isolamento social e após sete dias foi realizada a segunda testagem que deu resultado conclusivo e positivo.

Após interpretação do exame, o profisisonal médico orientou que a paciente realizasse exame laboratorial e a mesma foi afastada de suas atividades laborais. A nota é assinada pelo secretário de Saúde, Layrton Carvalho, a enfermeira Elvira Marques e o médico Álvaro Portela.

Confira a nota!

Após a confirmação do primeiro caso no município, várias notícias falsas foram compartilhadas nas redes sociais virtuais atestando que o boletim divulgado pelo município era produto de fake news. O ato atenta contra um dado oficial, embasado em protocolos de saúde do Ministério da Saúde e normativas legais.

A assessoria jurídica do município foi acionada. O advogado, Maycon Luz, em vídeo, esclarece que compartilhar Fake News é um crime virtual.