Matéria > Educação

Educação de Santana promove encontro com gestores das escolas municipais

​​​​​​​Encontro marca início do processo para retorno seguro das aulas híbridas.
Paula Monise - 18/02/2021
281 Visualizações
PMSP-IMG-93297914dac0479dfea.jpg Encontro com gestores escolares
ASCOM

Na tarde desta quinta-feira (18) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu o primeiro encontro de 2021 com os gestores das escolas da rede municipal. O momento foi realizado na Escola Pascoal Borges, envolvendo a equipe técnica da pasta (coordenadores pedagógicos e assessores) e os secretários Maria Inês Rocha (Educação) e Layrton Carvalho (Saúde).

A pauta do evento educacional tratou sobre o processo de organização para retorno das aulas que neste ano serão híbridas, nas modalidades presencial e remota. As escolas deverão ser adequadas ao “novo normal” e adotando medidas preventivas à Covid-19. O processo está sendo articulado pelas secretarias de Saúde e Educação.

A programação do momento contou com acolhida dos gestores, orientações pedagógicas e entrega de insumos preventivos ao novo vírus como medidores de temperatura.

“Convidamos a Secretaria de Saúde, formamos uma parceria, analisamos a nossa realidade, onde não temos nenhum caso ativo da Covid-19. Sentamos com a equipe, estudamos os protocolos e vimos que era possível retornar as aulas de forma híbrida, na modalidade presencial e remota. A nossa prefeita Maria José também tem oferecido todo suporte nesse momento, ela é muito preocupada com a saúde, a qualidade de vida da nossa população e também com a educação das nossas crianças e adolescentes. A vida em primeiro lugar, mas o município está disposto a adequar dentro dos padrões, das normas para início do período letivo”, pontuou a secretária de Educação, Maria Inês Rocha.

Secretária de Educação - Maria Inês Rocha

A gestora em Educação de Santana do Piauí explicou que o ensino híbrido, foi uma opção apresentada às famílias, onde as mesmas optaram pela modalidade presencial e/ou remota no ato da matrícula dos alunos.

“Ainda está bem dividido, existiram pais que optaram pelo ensino presencial e pelo remoto. Mas as famílias ao perceberem que estamos adotando todas as medidas necessárias acredito que também vão optar mais pelo ensino presencial. Entendemos que o momento é de desafios, mas precisamos dar o primeiro passo e de forma segura”, frisou Maria Inês Rocha.

Processo de adequação das escolas

As escolas da rede municipal de ensino estão passando por um processo de adequação mediante a adoção de protocolos preventivos ao novo vírus.

Apresentação do Protocolo para retorno das aulas

Após análise e consulta técnica da Saúde, o município disponibilizou para as escolas insumos preventivos como “viseiras”, medidores de temperatura. Além disso, serão instaladas pias, tapetes sanitizantes, entre outras medidas.

“Para os profissionais da Educação, de acordo com os que eles trabalham, já distribuímos viseira, medidor de temperatura, álcool em gel, tapetes sanitizantes, pias na entrada das escolas para higienização das mãos. Os profissionais da Saúde também estarão ativos dentro das escolas, oferecendo todo suporte. Além do acompanhamento com psicólogo, os profissionais da Saúde também vão realizar a sanitização das escolas. Vamos fazer a demarcação do distanciamento social, tudo sendo adotado porque a vida é o mais importante”, disse a gestora.

Profissionais das escolas utilizarão "viseiras"

Medidores de temperatura

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Layrton Carvalho, participou do encontro e orientou os gestores sobre a adoção de medidas preventivas ao novo vírus no ambiente escolar.

“As escolas do nosso município passarão por uma adequação para que estejam seguras ao acesso da comunidade escolar. Neste encontro, orientamos sobre como utilizar os medidores de temperatura, asseguramos a sanitização das escolas, além de disponibilizarmos profissionais para atuar junto aos educadores. Estamos juntos neste desafio”, ressaltou.

Secretário de Saúde - Layrton Carvalho

Trilha Pedagógica

Na próxima segunda-feira (22) a Secretaria de Educação vai promover a Trilha Pedagógica 2021. Uma palestra ministrada às 14h pelo psicólogo Moisés Nascimento será ofertada à todos os profissionais em Educação.

MAIS IMAGENS!