Matéria > Saúde

ATUALIZAÇÃO: Saúde de Santana já imunizou 170 pessoas contra a Covid-19

Acompanhe a esquematização do vacinômetro.
Paula Monise - 13/03/2021
139 Visualizações
PMSP-IMG-2cc16ea54cd9cc0a52c.jpg
Reprodução

O município de Santana do Piauí continua dando andamento a vacinação do público-alvo contra a Covid-19. Até este sábado (13) segundo dados do Painel Covid da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) 170 pessoas já foram imunizadas contra o novo vírus.

O Plano de Vacinação foi iniciado em 20 de janeiro de 2021, onde foram vacinados os primeiros profissionais de Saúde da linha de frente no combate ao vírus. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde tem cumprido as etapas e imunizado o público que já compreende os idosos de 80 à 90 anos ou mais.

A coordenadora de imunização, Danielle Santos, explicou o esquema de vacinação que está sendo cumprido.

“Até o momento já foram imunizadas 170 pessoas em Santana do Piauí. Entre os profissionais de Saúde 111 foram vacinados e 59 idosos nas faixas etárias orientadas. Estamos vacinando este público nos domicílios por considerar mais seguro para os idosos, onde realizamos um mapeamento anterior e comunicamos as famílias. Além disso, durante este mês estaremos finalizando a segunda dose dos profissionais de Saúde que receberam Coronavac, por conta do intervalo entre doses”, informou a coordenadora.

Esquema de vacinação

No município santanenses foram imunizados 111 profissionais de Saúde, são eles:  médica, enfermeiras, técnica de Enfermagem, dentistas, técnica de Saúde Bucal, ACS, ACE, farmacêutica, técnica da Farmácia Básica, motoristas, nutricionistas, profissionais de Educação Física, assistentes sociais, auxiliares de limpeza, técnicos em Análises Clinicas, entre outros que atendem os critérios de profissionais de Saúde.

Em se tratando do público idoso, foram imunizadas 59 pessoas. Destes, 15 respondem ao público de 90 anos ou mais e 44 do público de 80 à 89 anos. A cobertura vacinal tem compreendido as comunidades rurais e a sede urbana do município.

“Na primeira etapa do público de idosos com 90 anos ou mais 15 pessoas foram vacinadas nas comunidades Barro, Engano, Lagoa Seca, Lagoa dos Marcelinos, Queimada da Ema e sede. Idosos com 80 a 89 anos foram 43 pessoas vacinadas com cobertura em todas as localidades, exceto o Engano que não tem idosos nessa faixa etária”, frisou Daniele Santos.

Vacinação em idosos

Daniele ainda destacou que na próxima semana será imunizado o público da zona urbana de 80 a 84 anos que somam-se cerca de 45 idosos.

Próxima etapa de vacinação

Na próxima terça-feira (16), a partir das 7h30min, serão vacinados os idosos de 90 anos acima com a segunda dose da Coronavac.

Na quarta-feira (17), a partir das 7h30min, será dada continuidade a vacinação de idosos com 80 a 84 anos da zona urbana, com a primeira dose.