Matéria > Agricultura

Agricultura de Santana distribui mudas de caju para agricultores familiares

Foram distribuídas 2.200 mudas de caju anão precoce. 
Paula Monise - 15/03/2021
273 Visualizações
PMSP-IMG-7a0bbac964895ce0aac.jpg Distribuição de mudas de caju
ASCOM

Na manhã desta segunda-feira (15) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos,  distribuiu 2.200 mudas de caju anão precoce aos agricultores familiares do município. Distribuição ocorreu na sede da Associação de Produtores de Lagoa dos Marcelinos.

A ação foi possível graças ao apoio do deputado estadual, Severo Eulálio (MDB), beneficiando diretamente 40 agricultores locais residentes na sede e comunidades rurais.

As mudas de caju anão precoce do tipo CPC 76 são qualificadas como resistente e de grande adaptação ao solo semiárido piauiense. Os agricultores interessados poderão receber até 150 mudas.

Distribuição de mudas

Para receber as mudas, os beneficiados realizaram um cadastro prévio para comprovar a destinação do insumo agrícola. 

O agricultor, Antônio Reis dos Santos, residente da comunidade Barro, foi um dos beneficiados com a ação  recebendo 150 mudas de caju. O mesmo explica que há dois anos vêm se dedicando a cajucultura e espera alcançar um bom retorno.

"Para mim essa distribuição é muito importante porque através dessas mudas temos um retorno direto. Aqui na nossa região as pessoas vivem disso, essa é a segunda vez que pego as mudas e tendo um bom inverno elas poderão se desenvolver bem", pontuou Antônio Antônio Reis dos Santos.

Antônio Reis

O produtor que reside na Serra do Tanque,  Igor Gomes Leal, se dedica a cajucultura há pelo menos 20 anos.  Ele destaca que as mudas recebidas serão úteis para a produção do doce de caju e venda da castanha.

"As mudas de caju para mim chegam numa boa hora, é uma forma de ajudar ainda mais o homem do campo. Sabemos que as coisas estão difíceis pra gente e tendo uma renda a mais vai suprir as necessidades do agricultor. Com as 150 mudas de caju que peguei hoje vou conseguir plantar umas 3 hectares de terra. Eu  já trabalho com a colheita de castanha e também produzo doce de caju com a fruta. Tenho um retorno bom que pode  chegar  até 8.000 mil reais, faz a diferença", pontuou o agricultor.

Igor Leal

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí,  Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, explicou que durante esta semana chegará uma nova carga de mudas para distribuição.

" Graças ao apoio do deputado Severo Eulálio conseguimos a destinação de 4.400 mudas de caju que estão sendo distribuídas em duas etapas. A primeira iniciamos hoje e até o final da semana estaremos recebendo a quantidade restante de mudas para iniciarmos a segunda etapa. Com boas chuvas essas mudas serão muito importantes para os agricultores que vão aumentar a renda familiar com o desenvolvimento de mais uma cultura agrícola", pontuou o secretário.

Secretário Netinho

Netinho ainda lembrou que desde o primeiro mandato da prefeita Maria José (Progressistas) a distribuição de caju acontece anualmente, se mostrando um grande incentivo agrícola para os produtores locais.