Matéria > Administração

Saúde de Santana inicia campanha de imunização contra Influenza H1N1

Campanha foi iniciada nesta segunda-feira (26).
Paula Monise - 27/04/2021
118 Visualizações
PMSP-IMG-061cdbd27a520446c79.jpg Vacinação em crianças da sede
Reprodução

Nesta segunda-feira (26) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de imunização contra a Influenza H1N1 (Gripe). Nesta primeira etapa estão sendo imunizadas crianças menores de 06 anos, gestantes e puérperas.

campanha da vacina da Gripe acontece anualmente e é de suma importância para a saúde pública, pois previne contra uma importante doença respiratória.

A coordenadora de imunização de Santana do Piauí, Danielle Santos, explicou que no primeiro dia de campanha o público-alvo foi imunizado nas salas de vacinação da sede e da comunidade Barro, respectivamente na UBS Isaac Borges e Francisco Pereira de Brito.

"Nesse primeiro momento vacinamos crianças, gestantes e puérperas das Agentes de Saúde Ana Maria, Ivanilda e Marilene. Para evitar aglomerações organizamos o cronograma de vacina por ACS e o público se desloca para os postos de vacinação. Estamos seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde para que a campanha transcorra de forma segura e tranquila", pontuou a coordenadora.

Danielle Santos

Contraindicações da vacina da gripe

A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Por que se vacinar contra a gripe?

A gripe é uma infecção viral respiratória que pode acometer todas as faixas etárias. A vacina é extremamente importante para prevenir todos os tipos de influenza, inclusive a gripe H1N1.

Os vírus da influenza apresentam grande variabilidade genética e é necessário que a formulação da vacina também mude periodicamente, sendo preciso se vacinar todo ano com uma dose da vacina.

Além disso, a imunização é muito segura, podendo ocorrer reações da vacina da gripe como dor no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.