Matéria > ASCOM

Obra de construção de UBS na zona rural de Santana do Piauí está em fase de conclusão

O prédio está recebendo pintura e acabamentos finais na parte da estrutura física.
Paula Monise - 28/05/2021
146 Visualizações
PMSP-IMG-36ce707e6bb391e8927.jpg Construção de Unidade Básica de Saúde na zona rural de Santana do Piauí
Erivaldo Sousa

A tão sonhada obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na comunidade Engano dos Poréns, zona rural de Santana do Piauí, é uma realidade. Na reta final de acabamentos na estrutura física, o prédio tem impactado positivamente os moradores da área que esperavam há quase três décadas por esse grandioso projeto.

A obra de construção da UBS iniciada no segundo semestre de 2020 está orçada em $ 609.748,11 (seiscentos e nove mil, setecentos e quarenta e oito reais e onze centavos). O montante conta com recursos federais apoiados pela Deputada Iracema Portela (Progressistas) além de receitas próprias.

Espaço interno

Nesta quinta-feira (27 de maio) a obra seguia a todo vapor. As instalações físicas já estão recebendo pintura na parte interna e externa, além do piso cerâmico que também já foi aplicado.

Após a conclusão da obra, a próxima etapa é a instalação dos equipamentos para o funcionamento da UBS que atenderá as comunidades de Engano dos Poréns, Timóteos, Malhada Vermelha e áreas vizinhas. No local serão ofertados serviços que atenderão a comunidade em suas necessidades básicas, atendimento médico, entre outros.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) destacou a alegria em poder concretizar a obra que foi um projeto articulado em seu governo.

“É com imensa alegria que vemos essa tão importante obra se concretizar. Já estamos na reta final de acabamentos. O prédio é modelo, amplo espaço, projeto para atender com excelência as necessidades da população. Não me canso de correr atrás e buscar melhorias para nossa cidade, cada passo que damos, um projeto que desenvolvemos me motiva ainda mais a conquistar ainda mais benefícios para nosso município”, frisou a prefeita.

Descentralização dos Serviços de Sáude

A descentralização dos serviços de Saúde nas comunidades rurais de Santana do Piauí foi uma iniciativa do governo da prefeita Maria José. As UBS e Postos de Saúde da Família contam com atendimento médico, distribuição de medicamentos gratuitos, vacinação, além das unidades referenciais contarem com atendimento odontológico e fisioterapêutico.

Durante a pandemia da Covid-19, a rotina na oferta dos serviços de saúde foi alterada, porém estes já estão sendo retomados para atender de forma digna e adequada a comunidade santanense.