Matéria > Agricultura

Prefeitura de Santana efetua pagamento atualizado da contrapartida do Garantia-Safra 2020/2021

Até o momento, a gestão municipal já pagou de forma regular quatro das seis parcelas referentes ao Programa Federal.
Paula Monise - 28/07/2021
324 Visualizações
PMSP-IMG-092e8cef123e631e218.jpg
Reprodução

A gestão da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) tem fomentado ações de incentivo à agricultura local. Além destas ações que apoiam o homem do campo, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem efetuado regularmente o pagamento das parcelas de contrapartida para adesão ao Programa Garantia-Safra 2020/2021.

O Garantia-Safra funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva que prejudicam o desenvolvimento da plantação, onde a perda na safra pode ser igual ou superior à 50%.

Em Santana do Piauí, o pagamento da contrapartida municipal vem sendo efetuado de forma regular pela prefeita Maria José desde o seu primeiro mandato. Ação administrativa que se mantém em 2021.

“Sabemos da importância do benefício do Garantia-Safra para nossos agricultores, sobretudo em anos que as chuvas não atingem o volume esperado e ocorre muitas perdas nas plantações. Pagar a contrapartida é um compromisso com o agricultor que mantivemos nos últimos quatro anos e continuamos mantendo em 2021”, pontuou a gestora.

Prefeita Maria José

 

Pagamento das parcelas

A primeira parcela para adesão ao Garantia-Safra foi paga em abril de 2021, no valor de R$ 3.043,00 (três mil e quarenta e três reais). Até o presente mês de julho já foram pagas quatro parcelas, totalizando 12.172,00 (doze mil, cento e 72 reais).

Para concluir a contrapartida municipal ainda restam duas parcelas a serem pagas nos meses seguintes, de igual valor.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destaca que a iniciativa proporciona maior segurança ao agricultor para continuar produzindo.

“Esse é mais um compromisso que essa gestão tem com os pequenos agricultores. Além da distribuição de mudas, sementes, comprar produtos diretamente do agricultor local, entendemos que o benefício do Garantia-Safra é fundamental em tempos de dificuldades e perdas na safra”, pontuou o secretário.

Secretário Netinho durante ação com as famílias santanenses

 

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Santana do Piauí

Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 18 cidades do país atingidas por desastres naturais. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU), de 16 de julho de 2021.

No Piauí, o município de Santana do Piauí obteve o reconhecimento federal devido à estiagem que assolou a produção agrícola local.

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Estiagem provocou perdas na plantação