Matéria > Educação

Educação de Santana se prepara para Planejamento Pedagógico e início do 2º semestre letivo 2021

Evento educacional ocorrerá na próxima segunda-feira (09).
Paula Monise - 07/08/2021
357 Visualizações
PMSP-IMG-6ae1d2c5ddb18d5347d.jpg Secretária Maria Inês Rocha
ASCOM

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) se organiza para o retorno das aulas presenciais no segundo semestre letivo 2021. Na próxima segunda-feira (09 de agosto), às 7h30min, com foco na formação dos mestres e demais servidores em Educação, será promovido o Planejamento Pedagógico.

O evento educacional tem como tema geral: “Educação Santanense na Perspectiva de Novos Desafios” e sub-tema semestral: “A escola como espaço produtor do conhecimento”. As atividades de planejamento serão desenvolvidas na Escola Severo Maria Eulálio, Pascoal Borges Leal e no prédio do Setor de Licitações, respeitando as recomendações sanitárias em prevenção à Covid-19.

A programação incluirá momentos de acolhida, planejamento do segundo semestre letivo com exposição e compartilhamento de experiências práticas,  discussão dos Sistemas de Avaliações Externas (SAEPI,PARC) e informes da SEMEC.

A secretária de Educação e Cultura de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, destacou a importância do momento para formação dos professores.

“O Planejamento Pedagógico é um evento direcionado para a formação dos professores, é um importante momento de avaliação, de reciclagem das metodologias e de prospectar novas ações para uma aprendizagem de qualidade no segundo semestre letivo”, pontuou a secretária.

Secretária Maria Inês

Adequação das escolas para retorno das aulas presenciais

No primeiro semestre de 2021, a gestão municipal assumiu um grande desafio: aplicação da modalidade de aulas híbridas (remota/presencial). De forma segura e responsável, as aulas transcorreram com tranquilidade, cumprindo os protocolos sanitários, sem registros de contaminação pelo novo vírus dentro das escolas.

Esta mesma segurança e preocupação é mantida no segundo semestre letivo 2021 com a adoção das medidas preventivas: distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, instalação de pontos de higienização na entrada, cantina, diretoria, distribuição de álcool em gel para cada aluno.

“Em 2021 assumimos este grande desafio de recomeçar, reinventar, pois entendemos que era necessário fortalecer a aprendizagem dos nossos alunos. Para as famílias que optaram pelo ensino presencial, repassamos todas as informações, a segurança do ambiente escolar, contamos também com a dedicação de nossos mestres. Agora no segundo semestre assumimos com responsabilidade novamente este desafio, adequando todo o ambiente escolar”, frisou a secretária.

Distanciamento social

Distribuição de álcool para os alunos

Pontos de higienização das mãos

O estudante do 9° Ano da Escola Severo Maria Eulálio, Lucas, destacou a expectativa para início do segundo semestre letivo.

“Eu estudei o primeiro semestre do ano letivo nas aulas presenciais, estou voltando agora com muito orgulho, pois sinto essa segurança. Eu quero voltar a estudar”, pontuou o estudante.

Estudante Lucas

Distribuição de materiais

Na próxima terça-feira (10 de agosto) terão início as aulas do segundo semestre letivo 2021. Nesta sexta-feira (06) a Secretaria de Educação realizou a distribuição do material didático, fardamento e merenda escolar.

Fardamento Escolar

Distribuição de materiais