Matéria > Educação

Educação de Santana promove Planejamento Pedagógico para gestores e professores

Evento educacional foi realizado nesta segunda-feira (09).
Paula Monise - 09/08/2021
284 Visualizações
PMSP-IMG-4e839689af2b57df0b1.jpg Planejamento Pedagógico
ASCOM

Nesta segunda-feira (09 de agosto) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) promoveu o Planejamento Pedagógico 2021. O evento de formação dos educadores santanenses com foco no início do segundo semestre letivo foi realizado nas Escolas Severo Maria Eulálio e Pascoal Borges Leal.

Participaram da atividade educacional a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), a secretária de Educação e Cultura, Maria Inês Rocha, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores dos níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

Neste ano, o Planejamento Pedagógico discutiu como tema geral: “Educação Santanense na Perspectiva de Novos Desafios” e sub-tema semestral: “A escola como espaço produtor do conhecimento”. A programação incluiu momentos de acolhida, planejamento do segundo semestre letivo com exposição e compartilhamento de experiências práticas, discussão dos Sistemas de Avaliações Externas (SAEPI, PARC) e informes da SEMEC, seguindo as recomendações sanitárias em prevenção à Covid-19.

A gestora em Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, explicou que no segundo semestre letivo a modalidade adotada será as aulas presenciais. Nas escolas em que houver um maior número de alunos será adotado o presencial escalonado.

“Nesse segundo semestre entendemos que recomeçar, fazer a diferença é necessário. Nós temos uma responsabilidade muito grande com a aprendizagem dos alunos. No primeiro semestre adotamos a modalidade híbrida remota e presencial e agora adotaremos o presencial escalonado, mantendo todos os padrões de segurança, naquelas escolas em que devido a quantidade de alunos não pudermos realizar o distanciamento social”, pontuou a secretária.

Secretária Maria Inês Rocha

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou que o momento é de buscar avançar na qualidade da educação, atuando com responsabilidade e de olho na realidade local.

“Precisamos retomar as aulas presenciais para garantir uma educação de maior qualidade para nossas crianças e adolescentes. Nossos alunos, em razão da pandemia, já foram bastante prejudicados, eles dependem dos professores, o município depende destes profissionais para continuar crescendo. Assim, como os profissionais da Saúde que se tornaram heróis para cuidar do próximo, os professores também devem assumir esse papel e cuidar da educação santanense”, frisou a prefeita.

Prefeita Maria José

Ensino Presencial e segurança sanitária dentro das escolas

O Ensino Presencial já é uma realidade experimentada pela educação da rede municipal de Santana do Piauí desde o primeiro semestre de 2021. Para tanto, com apoio e orientações fruto da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, os espaços escolares passaram por adequações que garantem o acolhimento seguro dos alunos.

“Desde o primeiro semestre letivo, a Secretaria de Educação vem fazendo esta adaptação e agora nós refizemos todas as adequações sempre pensando na segurança. Sabemos que o vírus existe, é real, o medo também é necessário para nos prevenirmos. Fizemos todas as adaptações, aquisição de EPI’s, distanciamento social, distribuição de pontos de higienização”, dentre outras medidas”, ressaltou Maria Inês Rocha.

A experiência do ensino presencial foi positiva, tendo em vista que o município foi pioneiro adotando esta modalidade de ensino e a escolha transcorreu de forma tranquila sem registro de contaminações pela Covid-19 no ambiente escolar.

“Foi positivo a experiência porque graças a Deus não ocorreu nenhum caso Covid com nossos alunos, nem com nossos profissionais dentro da sala de aula. Temos uma parceria muito forte com a Secretaria de Saúde, avaliamos diuturnamente  e esperamos que não seja necessário recuar”, concluiu.