Matéria > Saúde

Saúde de Santana adota nova logística de atendimento à pacientes suspeitos com Covid-19

​​​​​​​A nova logística será adotada na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges.
Paula Monise - 27/08/2021
161 Visualizações
PMSP-IMG-ff4d44f1116c9e148b1.jpg Sala para testagem da população
ASCOM

Pensando no acolhimento seguro e adequado à pacientes suspeitos com Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma nova logística de atendimento na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, localizada na sede do município.

A iniciativa tem por finalidade fazer a devida separação da rotina diária de atendimentos em Saúde da realizamos de testes para diagnóstico do novo vírus. A partir de agora, as pessoas que apresentam sintomas da doença ou tiveram contato com positivados terão acesso exclusivo na UBS.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde montou tendas com cadeiras para acolhimento do público, respeitando distanciamento social e as medidas preventivas à Covid-19. Além disso, uma sala foi reservada para realização dos testes, onde haverá o técnico responsável para condução do procedimento.

Espaço de acolhimento

Sala de Testagem

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Layrton Carvalho, apresenta em vídeo a nova logística preparada.

Testagem da população

A enfermeira, Layane Rabelo, técnica responsável pela testagem da população explica como a solicitação de testes para diagnóstico da Covid-19 pode ser feita.

“Essa solicitação pode ser feita a qualquer profissional da UBS. Assim a pessoa pode comunicar a necessidade e o teste é realizado com o aval do enfermeiro ou médico da unidade, após a triagem de atendimento. Os testes estão sendo realizados pelo médico, enfermeiro, técnico e farmacêutico, profisisonais habilitados para condução do procedimento”, explicou Layane.

Para realização do teste, a pessoa deve apresentar Cartão do Sus, RG e CPF, bem como disponibilizar um telefone de contato.

Estão sendo ofertados testes das tipificações Swab e Sorológico.