Matéria > Administração

Pela segunda vez, Santana do Piauí conquista certificação do Selo Ambiental

Município foi avaliado com o Selo Ambiental (C).
Paula Monise - 08/09/2021
68 Visualizações
PMSP-IMG-50878046779f53ce754.jpg Divulgação

O município de Santana do Piauí conquistou, pela segunda vez, a certificação do Selo Ambiental 2021. O resultado foi divulgado no final da tarde desta quarta-feira (08) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), que configura a adesão das cidades piauienses ao ICMS Ecológico.

A gestão municipal de Santana do Piauí, que tem a frente a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), recebeu o Selo C, pela pontuação de 76 pontos, diante das diversas ações desenvolvidas em prol da preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

"Para nós que fazemos a gestão municipal é motivo de orgulho, sobretudo pelo belíssimo trabalho desenvolvido em razão da preservação do meio ambiente em nosso município. Só tenho a agradecer as nossas equipes de trabalho pelo empenho, pela dedicação no desenvolvimento das atividades e também à nossa população que muito tem colaborado", pontuou a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura.

Prefeita Maria José

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destacou as ações desenvolvidas para atingir a certificação do Selo Ambiental.

"Foi um trabalho desafiador, mas com ajuda das demais secretarias conseguimos realizar diversas ações de conscientização sobre poluição sonora, queimadas. Fizemos ainda um mutirão de limpeza em pontos turísticos da nossa cidade", disse o secretário.

O Selo Ambiental é um documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de Meio Ambiente, habilitando os municípios terem acessos aos recursos oriundos do ICMS Ecológico (imposto que beneficia as cidades pela promoção de políticas e ações de gestão ambiental).

Na avaliação, os critérios de pontuação para que os municípios consigam o Selo Ambiental foram: Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais e Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação; Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.