Matéria > Administração

Prefeitura de Santana do Piauí realiza Desfile Cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

Multidão prestigiou o desfile em praça pública
Renata Santos - 09/09/2022
71 Visualizações
PMSP-IMG-893faff7d77e26cb911.jpg
Fotos: Renata Santos

A Prefeitura de Santana do Piauí através das secretarias municipais, realizou nesta quarta-feira (07 de setembro) o tradicional Desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência, uma festa linda e histórica.

O Desfile Cívico faz parte do calendário de eventos do município, um trabalho cultural desenvolvido em parcerias com as secretarias de governo, uma marca registrada na gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas).

A programação do Desfile Cívico teve início às 16h00min com o momento solene do hasteamento das bandeiras no pavilhão. Na ocasião, as bandeiras foram hasteadas pela prefeita Maria José, Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Santana do Piauí, Tenente José Gomes Sobrinho, e pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcus Vinicius Leal. 

No momento de hasteamento das bandeiras foi executado os Hinos Nacional e da Independência do Brasil, instrumentalizados pela banda de música do Município de Picos Pi. 

O Momento Cívico realizado na praça São Pedro, reuniu representantes do Executivo Municipal, Legislativo e da Rede Municipal de Ensino e demais autoridades e população em geral. 

Após o ato de civismo, as autoridades presentes seguiram para o palanque para pronunciamento da prefeita Maria José, em seguida dando abertura oficial do evento. 

Confira o discurso na íntegra! 

Excelentíssimo Vice Prefeito Neli Borges, Presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcos Vinícios, nome pelo qual eu cumprimento todos os vereadores e vereadoras que compõe o Poder Legislativo de Santana do Piauí; Ilustríssimo Tenente Gomes; Ilustríssima Secretária de Educação, Maria Inês Rocha, nome pelo qual eu estendo minha saudação a todos os secretários de governo e suas respectivas equipes colaborativas.

Estimado povo santanense, Dirijo-me a todos neste instante presentes nessa praça com um sentimento fraterno de muita estima, respeito, afeto e consideração por cada um e cada uma que abraçou o nosso convite e aqui juntos nos igualamos na mesma dimensão de brasileiros e brasileiras santanenses, uma convocação bonita interpelante neste 07 de setembro Dia da Pátria, onde cada um de nós brasileiros e santanenses precisamos enxergar as muitas riquezas que residem nas nossas diferenças, porém em meio a essas diversidades de culturas, hábitos, costumes, crenças somos um povo soberano que não foge a luta mas que na constância do nosso dia a dia a construir a história que deixa marcas pela bravura que enfrentamos os desafios que nos cercam como o povo de um país livre, autêntico e modesto.

Vivenciar esta data de 07 de setembro aqui em nosso município, nos faz mergulhar em todo contexto da história que há 200 anos foi celada pelo grito de D. Pedro I, “Independência ou Morte”, pois este grito ainda ecoa nos quatro cantos deste país que celebra vibrante neste dia o Bi Centenário de uma liberdade que descortina em cada rosto do homem e da mulher que forma o nosso imenso país.

Meus senhores e minhas senhoras, distintas autoridades é louvável o que hora se comemora neste ano de 2022 em nosso país, pois fatos históricos de grandiosa importância são rememorados de maneiro mais intensa, mais autêntica, mais vivencial por todos nós brasileiros e brasileiras. Acontecimentos tais como:

• 100 anos da Semana da Arte Moderna, acontecimento este que desbravou o sentimento artístico, cultural, literário e romântico enraizado nas entranhas de homens e mulheres como nós que pela capacidade, pela honradez e pela desenvoltura, viveram de maneira intensa aquela semana em fevereiro de 1922 em São Paulo.

• Recordamos também os 125 anos da fundação da Academia Brasileira de Letras, espaço erudito onde se ancorava a maestria dos grandes nomes da literatura do nosso país que até hoje nos causa tamanha nobreza, ligado a este acontecimento também ressaltamos os 100 anos da criação do Rádio, meio de comunicação tão importe em nosso país.

• Por fim destacamos nesta data os 200 anos de história em que nosso país saiu das amarras dos interesses do domínio português, isso diante da coragem assumida por muitos brasileiros e brasileiras tais como: Leopoldina, Maria Quitéria, Frei Caneca, Barbará de Alencar, José Bonifácio e D. Pedro I, grandes vultos da história nacional assim também como centenas de piauienses que na Batalha do Jenipapo ocorrido no nosso estado, deram seu sangue e sua vida aspirando essa independência, sendo eles os primeiros a lutarem com este propósito.  

Queridos santanenses o Dia da Pátria, traz pois, um chamado para superarmos hábitos e práticas que ameaçam nossa identidade de um país livre e soberano ou até mesmo esquecendo a nossa nacionalidade, pois este dia é um dia para celebrarmos o nosso verdadeiro patriotismo como agentes diretos de um país de um vasto potencial de riqueza em seus variados âmbitos sobretudo na diversidade do seu povo que com valentia e prontidão demonstram um sentimento nobre por fazer parte desta terra imensa que é o Brasil. Ao celebrarmos em meio a toda esta trajetória histórica, queremos aqui ressaltar os 30 anos da Independência da nossa querida Santana do Piauí que como assim cantamos em seu hino tem despontado em nosso dias o progresso, o desenvolvimento, a transparência, o compromisso e o respeito para com sua gente no tocante aquilo que nos compete para fazer valer a liberdade que é outorgada a todos cidadãos e cidadãs santanenses.  

Para este momento cívico, celebrativo e comemorativo convocamos a todos a rememorar profundamente a temática BRASIL: 200 ANOS DE HISTÓRIA, ARTE E CULTURA. Provocados por essa rica e expressiva temática acolhamos todas as Secretarias com as suas equipes que mostrarão através do desfile a capacidade, a inteligência e a competência existente no povo santanense.

Assim sendo, eu Maria José de Sousa Moura representante do poder executivo municipal declaro oficialmente aberto o desfile cívico de Sete de Setembro, no território municipalista de Santana do Piauí. Salve Independência Brasil! Salve a Liberdade Santanense! Salve o nosso Patriotismo. disse."

Desfile dos Pelotões

Independência e Arte: 200 anos de história foi tema geral para homenagear os episódios e personagens mais marcantes da independência do Brasil. O Desfile dos pelotões compostos pelas secretarias de governo, escolas municipais e do Estado, Exército, frota de Transportes trouxeram alegria e um colorido especial através da cultura, história e arte. As demais secretarias municipais levaram para o desfile suas ações ofertadas à população santanense.

A Secretaria de Administração, Finanças e a Procuradoria abriram o Desfile, seguido das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Agricultura pastas que tem resgatado a história, memória e identidade do povo santanense, busca proteção a nossas belezas naturais e valorização dos agricultores familiares que planta e colhe para seu sustento. 

Em seguida, foi vez da secretaria de Educação, mais de mil alunos da rede municipal e estadual desfilaram retratando os sub-temas: contribuições da arte moderna para educação infantil; Direitos humanos e cidadania; A arte de Ler o Mundo; Arte Moderna e Ecologia no Brasil; O conceito de Arte e suas Formas de Expressões; Raça, Etnia e Classe; Arte Moderna: a semana que transformou a cultura brasileira; As mulheres e a independência do Brasil; Independência do Brasil e as revoluções; Educação de jovens e adultos- EJA; 


Soldados do 3° Batalhão de Engenharia de Construção (3°BEC) de Picos, Fanfarra Municipal de Santana do Piauí e a Banda de Música Municipal de Picos ritmaram o desfile dos pelotões que encantaram com suas apresentações. 

A Secretaria de Assistência Social marchou com seus colaboradores e usuários destacando os projetos e programas que atendem crianças na primeira infância até a terceira idade. Posteriormente, o pelotão da Secretaria de Esportes trouxe os atletas veteranos, mulheres praticantes do treino funcional e ciclistas santanenses. 


Dando continuidade, a Secretaria de Saúde veio em marcha com seus profissionais e serviços ofertados à população. A Secretaria de Obras composta pelos colaboradores da limpeza urbana reconheceu a importância dos que zelam pelo bem estar do povo santanense. Seguido da Frota de Transportes com os veículos utilizados pelas diversas secretarias.