Matéria > Saúde

Saúde de Santana do Piauí leva 38 pacientes a realizarem triagem para Cirurgia de Catarata

A cirurgia acontecerá no dia 29 de setembro
Renata Santos - 17/09/2022
50 Visualizações
PMSP-IMG-50492a918b1c9469ca3.jpg

Neste sábado (17), a Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria municipal de Saúde levou 38 pacientes para realização de Triagem para Cirurgia de Catarata, o mutirão foi realizado na Policlínica Estadual de Picos Pi. 

O público assistido abrange todas as áreas das ACS (agente comunitária de saúde) do município. A secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação realizou o translado dos pacientes até o local da consulta onde tiveram todo suporte necessário da equipe da Saúde. Santana do Piauí está na relação com 34 vagas disponíveis para realização da cirurgia que acontecerá no dia 29 de setembro na referida policlínica Estadual.

O secretário de Saúde, Layrton Carvalho, esteve acompanhando de perto os atendimentos e destacou que o momento é proporcionar mais qualidade de vida. “ Com essa ação de triagem para avaliação e realização de exames oftalmológicos para diagnosticar a catarata, estamos garantindo mais saúde e qualidade de vida aos pacientes santanenses que serão submetidos ao procedimento cirúrgico”, pontuou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por quase metade dos casos de cegueira de todo o mundo. A causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento, e o único tratamento eficaz é a cirurgia.