Matéria > Saúde

Saúde de Santana realiza evento em alusão ao Novembro Azul.

A ação foi voltada para prevenção do câncer de próstata
Renata Santos - 15/11/2022
40 Visualizações
PMSP-IMG-93808afddd01fffdfa2.jpg

Através de uma ação da Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado na tarde desta segunda-feira, 14 de novembro, na Quadra Chiquinho Borges, um evento alusivo ao “Novembro Azul”, mês de combate ao câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O evento contou com uma palestra do médico urologista, Dr. Éder Rocha, que levou informações pertinentes sobre a doença, como também, foram realizados no local 123 exames de PSA Total e Livre, de diagnóstico da doença.

No final da palestra foi aberto o espaço para que os homens pudessem tirar dúvidas através de perguntas direcionadas ao Dr. Éder Rocha.

“Chamei a atenção neste encontro quanto a importância da prevenção, para que os homens procurem seus médicos e estejam sempre fazendo avalições de saúde, pois este tipo de câncer quando descoberto de forma inicial tem mais de 90% de chance de cura. O câncer de próstata é silencioso, surgindo sintomas apenas quando o estado está mais avançado, por isso, a importância de se buscar sempre a prevenção. Aproveito para parabenizar a prefeita Maria José pela iniciativa de promover um evento como este, com foco na saúde da população”, destacou o Dr. Éder Rocha.

A gestora lembrou que durante todo ano é realizado o trabalho de orientação quanto a importância da prevenção. “Através de informações e de palestras estamos sempre orientando a nossa população sobre a melhor forma de cuidar da saúde, e uma delas, com certeza é a prevenção. Neste mês, voltado para a campanha Novembro Azul, conseguimos trazer o Dr. Éder para proferir esta palestra para os homens sobre o câncer de próstata. Fiquei feliz, pois foi grande a participação de pessoas da zona urbana e rural de nosso município”, disse a prefeita.

Em entrevista a nossa reportagem, o secretário de saúde – Layrton Carvalho – classificou o evento como grandioso. Segundo ele, no encontro foram sanadas muitas dúvidas pela população masculina, onde o médico explanou de forma clara como se dá o câncer de próstata e sobre o tratamento da doença.

Layrton Carvalho ressaltou ainda que no prazo de 15 dias o município estará recebendo os resultados dos exames, onde serão entregues para os homens, e já agendado para mostrar ao médico. “Caso tenha alguém que não esteve presente neste evento pode estar se dirigindo ao PSF e falar com o médico que ele vai prescrever este exame, que também será feito pelo SUS na Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou.

Além da presença dos já citados na matéria, participaram do evento o vice-prefeito Neli Borges; os vereadores Francisquinho, Clarete Rabêlo e Elenilsa Gabriel; os secretários municipais Netinho (Agricultura) Tizé (Obras) e Suene Maria (Governo), além de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde; Agentes Comunitárias de Saúde e mais de 120 homens.

No final foi oferecido um lanche para todos os participantes do encontro.

Por: Folha Atual