Matéria > Saúde

Prefeito Ricardo anuncia chegada de recursos para postos de saúde de Santana do Piauí

Equipamentos como o desfibrilador e o eletrocardiograma elétrico fazem parte do programa de estruturação dos atendimentos de primeiros socorros.
Jailson Dias - 26/12/2016
234 Visualizações
8c5e1bc6386a227978ba2323fd25.jpg Ricardo assegura recursos para a Saúde
Jailson Dias

O prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, anunciou a chegada de recursos para a aquisição de equipamentos para os Postos de Saúde da Família do município. Os R$ 248 mil deverão ser utilizados exclusivamente para esse fim, e são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Átila Lira (PSB).

Segundo Ricardo o dinheiro já está na conta da Prefeitura de Santana, mas a sua utilização só poderá acontecer após a abertura de um processo licitatório, para que empresas interessadas possam concorrer. Como os recursos são elevados, a licitação é indispensável e isso leva tempo. “É importante frisar que a emenda prevê que o dinheiro seja usado exclusivamente para a compra desse material para os postos de saúde, não podendo ser aproveitado de outra forma”, destacou o prefeito.

Na proposta de aquisição de equipamento/material permanente, de número 11787.576000/1150-01 está discriminada os materiais de escritório, necessários para a administração dos postos, e o material médico/odontológico.

Na primeira parte constam: 21 armários, 21 centrais de ar condicionado, cinco arquivos, 16 baldes a pedal, nove lixeiras, cinco bebedouros refrigerados, 48 cadeiras, 12 estantes, oito escadas de dois degraus, 13 mesas de escritório, duas mesas para impressora, cinco aparelhos de TV de LED, duas geladeiras e seis ventiladores de teto.

Quanto ao material médico/odontológico: um aparelho de Raio X odontológico, duas câmaras de esterilização de aço, um amalgamador odontológico, uma bomba de vácuo, seis balanças antropométricas, uma balança digital, uma braçadeira para injeção, duas cadeiras de rodas, uma cadeira para obeso, dois carros para curativo, um carro para limpeza, sete carros simples para macas, duas centrais de nebulização, um cilindro de gases, um criocautério, um desfibrilador externo automático, um destilador de água, 10 estetoscópios adultos e cinco infantis, 14 esfigmomanômetros adulto, dois eletrocardiógrafos, um fotopolimerizador, um jato de bicarbonato, quatro laringoscópios adulto, duas lanternas clínicas, nove mesas de exame, uma mesa ginecológica, um mocho, um nebulizador portátil, cinco negatoscópios, um oximoro de pulso, duas poltronas hospitalares, um reanimador pulmonar manual, duas seladoras, 14 suportes de peso, um     ultrassom odontológico, cadeira odontológica completa, um compressor odontológico e uma câmara para conservação de hemoderivados.

Consta na relação também um veículo de passeio para transporte de equipes do Posto de Saúde da Família, que facilitará o deslocamento dos profissionais para atendimento em domicílio. No momento o município dispõe de apenas um veículo para esse serviço, que também faz o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Picos, dessa forma já está sobrecarregado. “Com a chegada desse veículo, esses e outros problemas serão resolvidos”, comentou o prefeito.

Equipamentos como o desfibrilador e o eletrocardiograma elétrico fazem parte do programa de estruturação dos atendimentos de primeiros socorros - urgência e emergência -, garantindo que o município poderá realizar diagnósticos precoces de indícios de parada cardíaca. As TVs serão instaladas em todos os postos, para atividades educativas e preventivas na área de saúde.

Todo esse material se encontra devidamente discriminado na proposta de aquisição de equipamentos, com valores e especificações técnicas de cada aparelho, além das unidades de saúde a serem contempladas: Francisco Vicente de Moura, Francisco Pereira de Brito e Isaac Borges.