Matéria > Educação

Aulas da EJA tem início em Santana do Piauí

Ao todo 91 alunos foram matriculados, número recorde de inscritos.
Paula Monise - 15/03/2017
248 Visualizações
4c729c89d81351c34b21b620c830.jpg Maria Inês Rocha, secretária de Educação
ASCOM

Na última terça-feira (14) teve início no município de Santana do Piauí as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com um número recorde de alunos matriculados, ao todo 91, as turmas foram formadas nas comunidades rurais: Lagoa Seca, Camarada, Engano e Queimada da Ema.

A secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, explicou que o modelo de ensino é voltado para o público que possui faixa etária a partir de 15 anos. Segundo ela, sete professores ministrarão as aulas que exigem do profissional maior dinâmica já que os alunos são propensos à desistência.

“Tivemos uma reunião com os professores ontem. Ressaltamos a importância de ministrarem aulas criativas, que não sejam cansativas para os alunos. Vamos iniciar com um número significativo de alunos, o que para nós foi uma grata surpresa. Este ano resolvemos abrir turmas para todo o município”, explicou a secretária.

Maria Inês Rocha acrescentou que ainda há turmas em processo de formação na comunidade Barro, zona rural do município, o que leva a crer que a quantidade de alunos matriculados pode aumentar. Até o momento apenas na sede e na comunidade Lagoa dos Marcelinos não há turmas formadas para este ano.

A Educação de Jovens e Adultos é uma oportunidade para muitas pessoas retomar a formação educacional, elemento ressaltado pela secretária de Educação. Para ela, muitos jovens que por alguma razão resolveram desistir veem na EJA uma chance de dar continuidade aos estudos.

“São pessoas que por algum motivo desistiram de estudar e agora estão retomando. Para nós ao vermos tantos jovens é um momento de tristeza por perceber que as desistências ainda são significativas, mas por outro lado a alegria de vê-los voltarem a estudar é imensa”, concluiu.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.