Matéria > Agricultura

Agricultores santanenses esperam aumento na safra de sementes

O bom índice de chuva tem animado os agricultores que esperam recuperar a produção perdida em anos anteriores.
Paula Monise - 18/03/2017
436 Visualizações
5263dc6b2833f7e51269bfbe456e.jpg Plantação de milho e feijão
ASCOM

O ano de 2017 começou com um volume de chuva considerável em Santana do Piauí, e a consequência desse quadro é o bom desenvolvimento das lavouras. Os agricultores santanenses esperam uma safra maior de sementes do que a colhida em 2016.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura de Santana do Piauí até a primeira quinzena de março já choveu no município quase 400 milímetros de água. Um índice de chuva que firmou as plantações de milho e feijão. Alguns agricultores que iniciaram o plantio mais cedo já estão colhendo as sementes.

O secretário municipal de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destacou que a área plantada este ano é superior. Por essa razão, se as chuvas continuarem se mantendo regulares, a safra será maior que a do ano passado.

“A expectativa até o presente momento é de uma safra boa porque as chuvas que caíram aqui de janeiro até meados de março foram significativa. Nas roças o milho está num desenvolvimento muito bom e feijão também. Esperamos uma safra bem maior que ano passado”, disse o secretário.

Netinho, Secretário de Agricultura

O agricultor José Francisco de Moura está otimista e ressalta que se as chuvas continuarem recuperará os prejuízos obtidos no ano anterior.

“Se as chuvas se manterem vamos ter milho e feijão em grande quantidade. No ano passado tivemos prejuízos com a safra, mas estamos confiantes que vamos recuperar esse ano”, afirmou o agricultor.

 Volume de chuvas

JANEIRO- 140 mm

FEVEREIRO- 160 mm

1ª QUINZENA MARÇO- 90 mm

 

Em 2016, devido o reduzido índice de chuvas, o município de Santana do Piauí foi decretou Estado de Emergência, onde mais de 50% das plantações foram perdidas.

Apicultura

Há alguns anos dezenas de agricultores santanenses tem se dedicado a produção de mel, atividade que tem gerado renda para as famílias e melhorado a qualidade de vida.

Devido as boas chuvas para este ano os apicultores também esperam uma produção de mel recorde, já que houve um aumento da florada.

“Com relação a apicultura estamos com uma expectativa a muito boa até agora. Vamos começar a colher o mel e os apicultores estão muito otimistas com florada em abundância. Nós da Secretaria de Agricultura juntamente com a prefeita Maria José estaremos dando apoio aos apicultores”, frisou 

ASCOM