Matéria > Administração

Prefeitura de Santana mantém regular fornecimento de merenda nas escolas

Nestes primeiros quatro meses de 2017, a reposição de alguns produtos chega a ser quinzenal e em grande quantidade.
Paula Monise - 04/05/2017
626 Visualizações
3990347441c3e4650478523adad1.jpg Merenda escolar
Reprodução

Fornecer uma merenda escolar de qualidade à todos os brasileiros é um direito assegurado através da Lei n° 11.947/2009. Cumprindo seu dever como agente responsável pela garantia deste direito, a Prefeitura de Santana do Piauí estabeleceu um calendário de compras e tem mantido regular o fornecimento de alimentos às escolas municipais para a produção do lanche.

A merenda escolar é feita conforme o cardápio proposto pela nutricionista Marina Borges, atendendo as especificações nutricionais de cada faixa etária. O cardápio sofre alterações mensais tendo como base frutas, legumes, verduras e outros alimentos indispensáveis ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A merendeira da Escola Ferreira Santos Brito, Iraneide Rodrigues, destacou que as receitas além de saudáveis, práticas e saborosas prezam pelo sabor. Segundo ela, nestes primeiros quatro meses de 2017 a reposição de alguns produtos chega a ser quinzenal e em grande quantidade.

“Até agora nunca faltou merenda, a despensa sempre está cheia. Todas as receitas propostas no cardápio temos como fazer porque não falta ingredientes e as crianças adoram”, afirmou a merendeira.

                    Despensa de alimentos

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP) disse que a regularidade no fornecimento dos alimentos será mantida. Outra preocupação apontada por ela foi de comprar as verduras, frutas e legumes in natura das mãos dos próprios santanenses.

“Nosso dever é garantir uma merenda de qualidade, rica em nutrientes a todos os santanenses. Nossa meta é não deixar faltar, pois uma criança bem alimentada tem melhor desempenho na escola e auxilia no seu próprio conhecimento. Temos tido o cuidado de comprar alguns produtos, especialmente in natura das mãos dos próprios santanenses, pois além de fazer que o dinheiro circule em nossa cidade sabemos a procedência do que vamos oferecer às nossas crianças”, frisou a prefeita.

As merendeiras das escolas da Rede Municipal de Ensino ainda utilizam equipamentos de higiene durante a produção das receitas, evitando o contato direto do corpo com os alimentos.