Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde realiza Dia D de vacinação contra a Gripe

Campanha segue até 26 de maio deste ano.
Paula Monise - 13/05/2017
451 Visualizações
a1d0ec22c2ae56a9023794a8a190.jpg Campanha de Vacinação
Paula Monize

Cumprindo as determinações do calendário do Ministério da Saúde, na manhã deste sábado (13) a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí realizou o “Dia D” da Campanha Nacional contra a Influenza e/ou Gripe. O evento de imunização seguiu até às 14h e dezenas de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram imunizadas.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, os profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros, técnicos de enfermagem e voluntários da UFPI, à postos nas Unidades Básicas de Saúde da sede e da zona rural acolheram os santanenses, ressaltaram a importância de se protegerem contra a Gripe e realizaram a vacinação.

O secretário de Saúde, Deusimar Borges, explicou que o “Dia D” faz parte da segunda etapa da Campanha. Para o município já foram destinadas 790 doses da vacina e mais de 200 pessoas foram imunizadas.

“Na primeira etapa nós recebemos 290 doses, e destas 170 pessoas foram vacinadas. Para o “Dia D”, recebemos 490 e a procura tem sido muito grande. Nestas duas horas mais de 30 pessoas foram vacinadas e continuaremos aqui fazendo este trabalho de imunização até às 14h”, explicou o secretário.

Deusimar Borges ressaltou que a população santanense poderá ser vacinada até 26 de maio, prazo em que encerra a Campanha. Por essa razão, as pessoas podem procurar os Postos de Saúde do município e solicitarem a vacina.

A aposentada, Maria Cristina da Rocha, de 69 anos, disse que sempre participa das campanhas de vacinação, pois segundo ela quando o assunto é saúde não se brinca.

“Eu sempre tomo a vacina contra a Gripe. Dificilmente adoeço, eu me sinto mais forte quando tomo”, afirmou a aposentada.

Quem pode ser vacinado?

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo.