Matéria > ASCOM

Santana do Piauí é rota do maior evento de Mountain Bike do Piauí – Picos Pro Race

A prova ocorrerá neste domingo (02), e no município santanense terá como parada de apoio a Praça São Pedro, centro da cidade.
Paula Monise - 27/06/2017
457 Visualizações
832b400348739156b4e98025a154.jpg Divulgação do evento

No próximo domingo (02) a tranquilidade típica do município de Santana do Piauí dará lugar à aventura em duas rodas. Cerca de 450 atletas de 10 estados brasileiros passarão pela cidade que é rota do maior evento de Mountain Bike do Piauí: o Picos Pro Race. O evento que está em sua 5ª edição é considerado um dos maiores do Nordeste pelo nível de dificuldade da prova e número de atletas inscritos.

O organizador do Picos Pro Race, Daniel Freitas, destacou que desde 2014 o município sedia o evento. Segundo ele, a Administração Municipal tem sido uma das instituições parceiras, oferecendo toda estrutura de apoio que vai desde ambulância à entrega de alimentos para receber os atletas. O ponto de apoio será a Praça São Pedro, no centro de Santana do Piauí.

“Santana do Piauí é uma das cidades que mais recebe o Picos Pro Race por ser uma região privilegiada de montanhas, com boas subidas e por isso a gente procura colocar dentro do nosso roteiro. Também pelo carinho que a Administração Municipal sempre tem com a nossa prova, a Administração ofertou toda a logística. A prefeita Maria José tem nos dado todo apoio com ambulância, equipe de saúde pra resgate, alimentos para recepcionar os atletas que passarão por lá”, disse Daniel Freitas.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), destacou que toda a logística para realização da prova durante a passagem pela cidade já foi adotada.

“Estamos aqui para incentivar o esporte e com certeza daríamos apoio para realização do evento que também coloca Santana do Piauí como cidade favorável à pratica do esporte de Mountain Bike”, frisou a prefeita.

Programação

O evento tem início no próximo sábado (01) com a recepção dos atletas no Picos Plaza Shopping.  Durante a abertura oficial ainda vai ser apresentado o trajeto da prova, bem como serão promovidos shows culturais. No domingo (02) às 07h, acontecerá a largada da prova no estacionamento do Picos Plaza Shopping.

Premiações

Daniel Freitas disse que uma das grandes novidades da prova além das trilhas inéditas será a premiação para os atletas vencedores que totaliza R$11 mil. A premiação é a maior ofertada no Estado do Piauí.

“Um dos grandes diferenciais é que teremos a maior premiação do Estado do Piauí já que somos a maior prova do Estado. A grande novidade é o percurso da prova, pois os atletas nunca passam pelas mesmas trilhas e isso faz da prova ser um grande sucesso. Temos tido um retorno muito positivo dos atletas que participam de outras provas no Brasil, destacando organização, pois temos a preocupação de preparar uns Kits bacanas pelos atletas, o cuidado com a infraestrutura e o respeito para com os atletas.

Rota

O Picos Pro Race possui 92 quilômetros de prova. A largada será do estacionamento do Picos Plaza Shopping, seguindo pela estrada de Santa Luzia, passando pelo município de Bocaina no Povoado Malhada Grande. De lá, os atletas seguem com destino ao Povoado Várzea do Engano passando por Santana do Piauí, totalizando 60 quilômetros. Ainda no município santanense o trajeto inclui a Serra do Tanque, considerada um dos pontos mais críticos da prova, retornando ao município de Picos pelos Povoados Curralinho I e Estrivaria.  A expectativa é que a premiação seja entregue aos atletas a partir das 13h.