Matéria > ASCOM

Santana do Piauí: Seis meses de gestão municipal que deixa marcas de desenvolvimento

Confira as ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano.
Paula Monise - 18/07/2017
242 Visualizações
16e74131b9b8f289f1801226ade3.jpg
ASCOM

Totalizando seis meses de gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) à frente da Prefeitura de Santana do Piauí, várias ações têm sido desenvolvidas em prol da população local. São elas: recuperação de estradas vicinais, de prédios públicos, da frota de veículos, funcionamento integral de programas sociais articulados nas diversas pastas da Administração Municipal, remuneração atualizada dos servidores, incluindo o pagamento de débitos em atraso e do 13° salário.

Olhando assim, as ações se tornam ainda mais significativas com a retomada de obras que se encontravam paradas há meses, a exemplo do Ginásio Poliesportivo da Comunidade Barro que está prevista para ser concluída nos próximos meses, custeada com recursos municipais. Outra ação considerável é a destinação de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que começaram a ser entregues e vão potencializar a prestação de serviços de saúde aos santanenses.

                      Ginásio Poliesportivo da Comunidade Barro

Diante destas obras e ações, Santana do Piauí tem ganhado uma cara nova, que se alinha diretamente ao lema da atual gestão “Uma cidade melhor para Todos”.

O agricultor santanense, José Francisco, utilizou a frase “vivemos outra realidade, com mais desenvolvimento” para caracterizar a fase atual que o município passa. Ele complementa que a esperança da população tem sido renovada com obras sendo executadas nas várias comunidades rurais e na sede urbana.

A prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) avaliou positivamente o trabalho desenvolvido neste primeiro semestre do ano, mas ressalta que há muito por fazer.

“Sabemos da realidade que encontramos nosso município, pagamentos atrasados junto a funcionários e fornecedores, precarização nos serviços prestados à população, desgaste do patrimônio municipal, entre outros problemas. Até agora não tenho medidos esforços para melhorar a situação da minha cidade, penso em todos os santanenses e acredito que vamos mudar essa realidade. Na verdade já começamos a mudar e os santanenses podem continuar acreditando que minha equipe e eu vamos lutar por melhorias sempre”, afirmou a gestora.

                      Prefeita Maria José

AÇÕES

Administração e Finanças

A Secretaria Municipal de Administração tem conquistado avanços com a informatização e atualização dos dados cadastrais dos servidores da Prefeitura, bem como a disponibilização do contracheque online, disponível no site da Prefeitura http://santanadopiaui.pi.gov.br/.  Além disso, através dos esforços da prefeita Maria José todo o quadro de funcionários tem recebido seus pagamentos atualizados e fazendo uso de calendário que tem sendo cumprindo até o presente momento, mesmo depois da diminuição de receitas através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

                       Ionara Holanda, secretária de Administração

Em se tratando de remuneração, a Prefeitura ainda autorizou o pagamento de débitos em atraso para os professores, oriundos de gestões anteriores e do 13° salário que vem sendo pago na data de aniversário do servidor.

Obras

A Secretaria Municipal de Obras tem realizado a recuperação das estradas vicinais do município. Foram contempladas até o momento as comunidades: Lagoa dos Marcelinos, Barro, Lagoa Seca, Várzea do Engano, Timóteos, Malhada Vermelha, Camarada e Serra do Tanque.

A secretaria ainda tem realizado a limpeza de terrenos onde funcionam serviços do município, como escolas, postos de saúde, e até mesmo espaço de reuniões coletivas, como igrejas. Quem necessita trafegar pelas vias tem aprovado a iniciativa.

Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura também tem somado resultados positivos nas políticas agrícolas. Uma delas é o pagamento atualizado das parcelas do Garantia Safra 2017-2018, que serão concluídas neste mês de julho, assegurando ao agricultor santanense um apoio financeiro diante das perdas ocasionadas pela falta de chuvas.

Além disso, a referida pasta tem atuado na recuperação de poços artesianos para que o abastecimento de água flua de maneira satisfatória. Nos próximos meses, as sedes que abrigam as bombas dos poços serão revitalizadas.

Saúde

Entre as ações potencializadas na Secretaria Municipal de Saúde está o atendimento ao público. Foram montadas novas escalas dos profissionais médicos que aumentaram o número de atendimentos, além da manutenção atualizada de matérias nas UBS.

Através de ações no setor, Santana do Piauí entrou para o grupo dos municípios brasileiros que atingiram cobertura total do público-alvo durante a Campanha de vacinação contra a Influenza H1N1, realizada no ano em curso. Ao todo, o Ministério da Saúde destinou à Secretaria 1460 doses da vacina. Do número, 100% das doses foram administradas na população.

                     Campanha de Vacinação contra a Infleunza H1N1

Outra importante ação executada na cidade foi a Hiperdia que tem por objetivo realizar a triagem da população quanto ao número de diabéticos e hipertensos.      

                      

Na saúde, a Prefeitura de Santana do Piauí através de emendas parlamentares adquiriu equipamentos e materiais permanentes oriundos de emenda parlamentar, via transferência Fundo a Fundo do Ministério da Saúde. Ao todo foram destinados ao município 200 itens entre bebedouros, câmara de imumonobiológica para estruturar salas de vacina, ar condicionado, assentos, prateleiras, entre outros materiais.

O prédio que abriga a Secretaria de Saúde também passou por reforma.

Assistência Social

Responsável pelo desenvolvimento de programas sociais, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem mantido o pleno funcionamento das políticas do setor, além da promoção de eventos culturais, a exemplo do Carnaval, Dia da Mulher, Festival da Interação Social, Festa de São João, do IV Festival Integrado de Talentos, dentre outras ações.

                      IV Festival de Talentos

A pasta ainda foi responsável pela realização da X Conferência Municipal da Assistência Social, ocorrida no dia 06 de Julho. Evento reuniu dezenas de pessoas, que discutiram propostas para o funcionamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Educação

A Secretaria Municipal de Educação tem atuado em prol de melhorar os índices educacionais do município, com foco na promoção de um ensino de qualidade. Este ano, foram retomadas as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e está sendo desenvolvido o Programa Mais Educação.

                     Maria Inês Rocha, secretária de Educação

Em se tratando da infraestrutura, a secretaria em parceria com a Prefeitura realizou a reforma das escolas municipais e da sede da pasta que há anos encontrava-se fechada.

Outra ação relevante é que a Secretaria de Educação tem garantido merenda aos alunos de forma regular e saudável, sendo administrada por uma nutricionista.