Matéria > Assistência Social

Servidores da Assistência Social de Santana participam de capacitação do Programa Criança Feliz

Após a capacitação, profissionais estarão habilitados a desenvolver as ações do Programa em campo.
Paula Monise - 07/08/2017
282 Visualizações
919146a93cec9918a2a382feb604.jpg Participantes da capacitação
Paula Monize

Teve início na manhã desta segunda-feira (07) a capacitação municipal para os profissionais das cidades de Santana do Piauí, Picos e Sussuapara que atuarão no Programa Federal Criança Feliz. A capacitação está sendo realizada na Casa da Juventude, em Picos, e envolve experiências teórico-práticas que se estenderão até a próxima sexta-feira (11).

O Programa Criança Feliz é voltado para promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, que compreende a faixa etária de 0 a 6 anos de idade. Além disso, como critério base as crianças devem estar vinculadas às famílias assistidas pelo Bolsa Família e  Prestação Continuada.

A supervisora técnica do Programa Criança Feliz, em Picos, Ravena Leal, disse que ao todo participam quatro visitadores de Picos, três de Santana e três de Sussuapara, bem como os supervisores municipais.  Segundo ela, após a capacitação os profissionais já estarão habilitados a atuar em campo.

“Picos aderiu ao Programa em fevereiro e no mês passado recebemos uma capacitação técnica em Teresina. Foi uma semana de capacitação para os supervisores e agora faremos uma semana para os visitadores. Logo após este momento estes profissionais serão inseridos em campo para começar as atividades”, afirmou a supervisora.

Ravena Leal

A supervisora do Programa em Santana do Piauí, Cintia Nayara, destacou que o mesmo vem reforçar as ações já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como permitir um acompanhamento mais amplo das crianças.

“Esse programa permitirá um acompanhamento mais completo das crianças, suas necessidades, promovendo um maior desenvolvimento delas nos mais variados segmentos sociais”, frisou Cintia Nayara.

Cíntia Nayara supervisora do Criança Feliz em Santana do Piauí

                      

 

Metodologia do Criança Feliz

O Programa Criança Feliz compreende visitas domiciliares semanalmente para crianças de 0 a 2 anos e quinzenalmente para crianças de 2 a 6 anos e gestantes.

O acompanhamento visa o desenvolvimento da criança em todos os setores, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos, com o objetivo de garantir cidadania e justiça social deste o ventre da mãe.

Em todo o Piauí cerca de 173 municípios aderiram ao Programa Criança Feliz.