Matéria > Assistência Social

Programa Criança Feliz será lançado nesta quinta-feira em Santana do Piauí

A solenidade de lançamento ocorrerá no Centro de Convivência.
Paula Monise - 16/08/2017
316 Visualizações
877a9d16b979c2f91121ecec0e47.jpg Divulgação do evento

Na manhã desta quinta-feira (17), às 08h00, a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançará o Programa Federal Criança Feliz no município. Ao todo, cerca de 100 famílias oriundas da zona rural e urbana serão beneficiadas com as ações do Criança Feliz.

A solenidade de lançamento ocorrerá no Centro de Convivência, localizado no centro da cidade. Participarão do evento usuários dos programas sociais, representantes das políticas setoriais do Executivo Municipal, servidores da SMAS, vereadores e membros da sociedade civil organizada.

Na ocasião será apresentada a equipe de visitadores composta por Diana Rocha, Patricia Moura e Janailia Leal, além da supervisora local Cintia Nayara Gomes que receberão o material de trabalho.

Segundo a supervisora do Criança Feliz em Santana do Piauí, Cintia Nayara Gomes, o objetivo é proporcionar o desenvolvimento integral da criança em todos os segmentos.

“O Programa é voltado para atender crianças de 0 a 6 anos, incluindo as gestantes. Como metodologia serão realizadas visitas domiciliares que acontecerão semanalmente para crianças de 0 a 2 anos de idade e quinzenalmente para gestantes e crianças de 2 a 6 anos”, explicou a supervisora.

O que é o Programa?

O objetivo do programa é promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças. 

O programa possui uma articulação intersetorial entre as áreas da Assistência Social, Cultura, Educação, Justiça e Saúde. Isso garante um melhor atendimento e acompanhamento das famílias, além de potencializar a proteção das crianças e suas famílias e contribuir para a redução da ocorrência de vulnerabilidades e riscos sociais a que estão expostos.

 Como funciona?

 Assistentes sociais e técnicos vão até as casas das famílias mais carentes, semanalmente, para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos nos primeiros mil dias de vida (0 a 3 anos de idade);

O programa serve para conduzir o desenvolvimento da criança e criar condições para que ela se torne um cidadão capaz de transformar a sua realidade.