Matéria > Administração

Desfile Cívico e Cavalgada marcarão o "7 de Setembro" em Santana do PI

Atividades ocorrerão nas primeiras horas da manhã e seguem até o final da tarde com o Desfile Cívico.
Paula Monise - 05/09/2017
186 Visualizações
25c7324be5fb2fd2715eb500cb61.jpg Imagem Ilustrativa

Resgatando a história sociocultural de Santana do Piauí, a Prefeitura Municipal realizará na próxima quinta-feira (07) o Desfile Cívico que celebra os 195 anos da Independência do Brasil. Após sua emancipação política, esta é a primeira vez que o ato patriota será promovido na cidade.

Com o tema “Santana do Piauí: O filho teu não foge à luta. A gente e faz celebra juntos”, a programação de atividades alusivas ao “7 de Setembro” terá início as 6h00 com o café comunitário dos vaqueiros, na Escola Ferreira Santos Brito, localizada no Povoado Barro.

Do local, a vaqueirama segue em cavalgada até a Praça São Pedro, centro da cidade, onde ocorrerá um rito simbólico de valorização a figura do vaqueiro e a personalidades santanenses. Em seguida, às 9h00, acontecerá a Missa do Vaqueiro, presidida pelo Pe. Mairton.

As atividades cívicas tem continuidade no período da tarde com o Desfile Cívico. Mais de 10 pelotões compostos pelas secretarias municipais e seus colaboradores, estudantes da rede municipal e estadual, soldados do 3° Batalhão de Engenharia e Construção, Polícia Militar marcharão pelas ruas centrais da cidade.

Segundo a comissão organizadora do Desfile Cívico de 7 de Setembro, às 16h00, a prefeita Maria José de Sousa Moura (PP) e o comandante do GPM local, tenente Gomes, hastearão as bandeiras na Praça São Pedro.  Posteriormente, em carro aberto, ambos farão a vista dos pelotões e o Desfile será iniciado às 17h00.

A concentração dos pelotões será na Rua Deusidério Borges, passando pela Praça São Pedro, Escola Municipal Severo Maria Eulálio, com encerramento na Igreja Batista.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP) destacou que o momento entrará para a história do município e tem sido fruto da dedicação e esforço coletivo das diversas pastas da Administração Municipal.

__ Durante os ensaios temos percebido o envolvimento da população e isto tem valido toda a dedicação dos envolvidos. O momento resgatará uma prática vivenciada há décadas, que promete encantar os santanenses. Todos são mais que convidados para este ato de amor a Pátria Amada___, disse a prefeita.