Matéria > Assistência Social

Incrições abertas para Pronatec Oferta Voluntária EAD

Mais de 800 mil vagas estão disponíveis para dezenas de cursos em qualificação profissional.
Paula Monise - 13/10/2017
265 Visualizações
6de337b15eb48fd964f6405a6cfe.jpg Imagem Ilustrativa

O Ministério da Educação (MEC) ofertou mais de 800 mil vagas em cursos de qualificação profissional para o 3° lote do Pronatec Oferta Voluntária Educação a Distância – EAD. As inscrições tiveram início no dia 26 de setembro e seguem até 22 de outubro.

Na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) os cursos tem duração em média de três a cinco meses. As vagas correspondem à assistente administrativo; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Limpeza Urbana,  assistente financeiro, inglês básico, espanhol básico, entre outros.

A qualificação profissional faz parte de um dos eixos do Plano Progredir. Esse plano é um conjunto de ações coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único e dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

Cronograma de inscrições

Contudo, entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas (Sistec 1[1] ) estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do MDS, que são os inscritos no Cadastro Único, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Deste modo, o Interlocutor Municipal do Pronatec terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec, até o dia 10 de outubro. Neste sentido, é imprescindível concentrar esforços para incluir o público prioritário do MDS nas vagas dos cursos ofertados.

A partir do dia 11 até o dia 22 de outubro, qualquer candidato poderá realizar a inscrição online no site do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro).  

Público-alvo

Como requisito básico, os candidatos devem ser estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.