Matéria > ASCOM

Prefeitura e lideranças comunitárias participam de reunião com representante do SISAR

A reunião tem por finalidade apresentar a população o sistema de abastecimento de água coordenado pelo SISAR que poderá ser implantado nas comunidades rurais santanenses.
Paula Monise - 06/11/2017
57 Visualizações
11b3d8ecdfaddb0580eb5d548d31.jpg Reunião contou com a participação de líderes comunitários santanenses
Francisco Sobrinho

Na manhã desta segunda-feira (06) foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, em Santana do Piauí, um encontro de apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). O Sistema poderá ser implantado nas comunidades rurais santanenses com a  finalidade de assegurar o abastecimento regular de água potável, além de incentivar o uso consciente do recurso natural.

Participaram do encontro o coordenador do SISAR, em Picos, Jairo Bezerra, a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, assessores, vereadores, o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho e lideranças comunitárias.

Para o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, a reunião superou as expectativas, tendo em vista que as lideranças comunitárias tiveram uma boa receptividade ao Sistema.

“Durante a reunião foi explicado como funciona o SISAR, quais os benefícios para a comunidade com a implantação do mesmo. Este primeiro momento foi a título de conhecimento, posteriormente é levar a discussão para a população que reside nas comunidades rurais para o conhecimento de todos e para que a própria possa opinar sobre a implantação e possivelmente aprovar”, afirmou o secretário.

Netinho ainda destacou que o abastecimento de água coordenado pelo SISAR terá um custo simbólico para as famílias que residem na zona rural, inferior ao cobrado por outras empresas que gerenciam o abastecimento de água.

O abastecimento de água nas comunidades rurais santanenses tem sido marcado por problemas na distribuição devido o período de seca, onde o volume de água sofre uma redução. Outro fator preocupante é o desperdício de água utilizado para irrigações domésticas, por exemplo.