Matéria > Saúde

Saúde realiza Dia "D" de combate ao mosquito da Dengue em Santana do PI

Casos da doença estão controlados no município. Ação é em caráter preventivo.
Paula Monise - 28/11/2017
160 Visualizações
85cd15bc07af400036e7d5059b98.jpg Voluntários que participaram da Campanha
ASCOM

Na manhã desta segunda-feira (28) a secretaria de Saúde de Santana do Piauí em parceria com as demais pastas da Administração Municipal realizaram o Dia “D” de combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus.  

Ao todo, 45 servidores voluntários participaram da ação, marcada pelas visitas às residências santanenses localizadas na zona urbana. O Dia “D” se apresenta como uma atividade de prevenção à proliferação do mosquito da Dengue, onde com a proximidade do período invernoso os casos da doença podem aumentar significativamente.

A coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, explicou que durante as visitas, os voluntários orientam a população sobre cuidados com os focos potenciais de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Nossos voluntários devidamente instruídos orientam as famílias santanenses e inspecionam os quintais verificando a quantidade de lixo, os reservatórios de água. Nas residências em que os moradores já adotam medidas preventivas colocamos um selo na cor verde, parabenizando pelas ações já tomadas. Naquelas com focos de mosquito, colocamos o selo vermelho em sinal de alerta. É importante lembrar que os casos da doença estão controlados em Santana, mas a política de conscientização não pode parar”, frisou a coordenadora.

Valéria Albuquerque ladeada da equipe do NASF

O servidor que há nove anos atua na supervisão dos agentes de Endemias de Santana do Piauí, Gilo da Rocha Santos, enfatizou a importância da campanha especialmente com a chegada do período de inverno.

“O período de inverno está chegando, época em que o mosquito se prolifera mais rápido. Além da limpeza dos terrenos, a população também precisa fazer a sua parte evitando o desenvolvimento do mosquito”, afirmou o servidor.

Servidor Gilo em ação

Santana do Piauí vem de um histórico preocupante quanto aos casos de Dengue que atingiram a população. Em 2015, o município recebeu atenção especial da Secretaria do Estado de Saúde devido a possibilidade de um surto.

No entanto, o problema enfrentado parece ter conscientizado a população. Nas primeiras de realização da campanha poucas residências receberam o selo vermelho de alerta.