Matéria > Saúde

Secretaria de Saúde implantará Prontuário Eletrônico nas UBS's santanenses

O sistema deve operar até o final de janeiro do ano em curso.
Paula Monise - 03/01/2018
250 Visualizações
2baabd7ac666f057c0ca78052fa8.png Reprodução

A Secretaria de Saúde de Santana do Piauí implantará nos próximos dias o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde do município. Para implantação do sistema, o governo municipal adquiriu 10 novos computadores em dezembro de 2017. A expectativa é que o programa comece a funcionar até o final de janeiro do ano em curso.

A implantação do PEC é uma orientação do Ministério da Saúde com a finalidade de que as informações clínicas e administrativas do paciente que adentram as UBS’s sejam armazenadas.

Para a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Albuquerque, o PEC representa avanços significativos para os serviços de saúde ofertados à população local.

“A partir de agora nós poderemos ter um acompanhamento desse paciente que adentra a nossa UBS através do próprio histórico clínico através do armazenamento das informações. Isso representa avanços consideráveis para a saúde santanense e quem mais ganha é a própria população”, frisou a coordenadora.

Benefícios

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.