Matéria > Saúde

SAÚDE: Prontuário Eletrônico é instalado nas UBS's de Santana do PI

Profissionais que atuarão no setor devem passar por treinamento nos próximos dias.
Paula Monise - 28/01/2018
366 Visualizações
b4e4095d77f1f6f1ee234dc9f41e.jpg Momento de instalação do sistema
Arquivo/ Saúde

A Secretaria de Saúde de Santana do Piauí deu mais um importante passo para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) no município. Neste sábado (27) um técnico de Informática instalou o sistema nas Unidades Básicas de Saúde Isaac Borges, sede, e Francisco Pereira de Brito, na Comunidade Barro.

A implantação do PEC é uma orientação do Ministério da Saúde com a finalidade de que as informações clínicas e administrativas do paciente que adentram as UBS’s sejam armazenadas. Isso implica, que os dados dos usuários serão agora informatizados e o tradicional “papel” deixará de ser utilizado para esta finalidade.

A coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, explicou que mediante a instalação do sistema, os profissionais que atuarão no setor devem passar por um treinamento nos próximos dias.

“Após a instalação, agora vamos o treinamento com a equipe de trabalho. A partir de agora nós poderemos ter um acompanhamento desse paciente que adentra a nossa UBS através do próprio histórico clínico através do armazenamento das informações. Isso representa avanços consideráveis para a saúde santanense e quem mais ganha é a própria população”, frisou a coordenadora.

Benefícios

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.