Matéria > Educação

Educação de Santana do Piauí inicia a Formação Pedagógica 2018

O evento educacional iniciou na manhã desta quinta-feira (01).
Paula Monise - 01/02/2018
342 Visualizações
5576f048233d9c16ee85bcccab1f.jpg Tríduo de Formação Pedagógica
Edivan Araújo

Por Edivan Araújo e Paula Monise

Teve início na manhã desta quinta-feira (01/02) na Escola Municipal Pascoal Borges na cidade de Santana do Piauí a semana pedagógica da secretaria municipal de Educação com o tema “Semear” do Tríduo de Formação Pedagógica para o ano letivo 2018. O evento é direcionado para os trabalhadores em Educação com ênfase nos professores tem início nesta quinta-feira (01) e segue até a próxima segunda-feira (05).

A abertura aconteceu logo após o credenciamento às 08h00 onde contou com a presença da secretaria municipal de Educação Maria Inês Rocha, de coordenadores, professores, servidores do órgão e da prefeita Maria José (PP) que deu boas vindas a todos e desejou sucesso aos profissionais nesse evento educacional.

O evento pedagógico tem como objetivo abordam temáticas plurais do universo educativo, como a Pedagogia do Afeto, Ética e Cidadania, Campanha da Fraternidade 2018, Musicalidade na Escola. Além disso, durante a programação ocorrerá a Formação PNAC, promovida por mestres do quadro efetivo da pasta.

A secretária municipal de Educação, Maria Inês Rocha, disse que espera que os professores possam aproveitar ao máximo essa jornada pedagógica de maneira prática, já que a temática da semana pedagógica foi muito bem pensada, bem planejada de acordo com uma educação inovadora em que se pretende para esse ano de 2018, pois acredita que será um ano de muitos desafios, mais que acredita muito na potencialidade dos educadores da rede municipal, disse ela.

Secretária de Educação Maria Inês

Segundo informou Maria Inês a semente foi lançada nessa semana pedagógica e que agora é trabalhar para que o município ganhe muito com uma educação de qualidade, assim como foi no ano passado onde 12 alunos foram aprovados para o Instituto Federal de Picos, todos eles oriundos da rede municipal de Santana do Piauí, o que mostra que a educação está no caminho certo, disse ela.

A prefeita Maria José (PP) disse que esse ano será de desafios para o município em todas as áreas em decorrência da grande crise financeira que passa o país, mais com o iniciar desse ano de 2018 a secretaria municipal de Educação já lança o seu primeiro desafio que é a semana pedagógica onde reúne professores, coordenadores para uma grande capacitação com palestras importantes proferidas por profissionais preparados e conhecedores dos problemas educacionais.

Prefeita Maria José

De acordo com Maria José que também é professora, esses três dias de jornada vai servir para se trabalhar temas interessantes que irão despertar nos docentes um novo olhar para educação do município, já que com o tema “Semear”, nesse primeiro momento é hora de adquirir novos conhecimentos e depois poder repassar para os educandos como formar de distribuir esse conhecimento internalizado naquele momento, disse.

“Nós estamos muito feliz com o resultado da educação de 2017, pois a aprovação de alguns alunos no Instituto Federal (IPFI) de Picos nos deixa satisfeito, pois temos a certeza que estamos no caminho certo, e agora nesse ano é trabalhar muito para melhorar ainda mais a qualidade de ensino em nosso município”, frisou a prefeita.

Veja a programação:

Dia 01 – Turno: Manhã

Às 7h30min – Credenciamento

8h00 – Mística SEMEAR

Palestra: Afetividade e Inclusão (Pedagogia do Afeto) – Das 9h15 às 11h00

Palestrante: Ir: Ana Tereza Bezerra da Silva

Turno: Tarde

Palestra: Encontrar-se no que faz – das 14h00 às 16h00.

Palestrante: Professor Mes. Francisco das Chagas de Sousa Meireles

Dia 02/02 – Turno Manhã

Às 7h30min – Mística

Palestra: Ética e Cidadania: Um novo olhar sobre a Educação. Das 8h00 às 11h00

Palestrante: Professora Denise Maria Rodrigues Morais

Turno: Tarda

Planejamento e Campanha da Fraternidade 2018 – Das 14h00 às 17h00

Palestrante: Coordenação da SEMEC e Professor Victor Leal

Dia 05 – Turno: Manhã

Palestra: Formação do PNAC – Das 7h30min às 11h30min.

Palestrantes: Maria Neide, Enoi e Carla

Turno: Tarde

Palestra: Musicalidade na escola – Às 14h00

Palestrante: Professora Érica Oliveira de Carvalho