Matéria > Assistência Social

Pronatec oferta cursos gratuitos de qualificação EAD

Pré-matrícula online pode ser realizada até 19 de março.
Paula Monise - 21/02/2018
260 Visualizações
518829d2517196a8de29676ce79f.jpg Reprodução

O Ministério da Educação com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional está ofertando em todo o país mais de 3 milhões de vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), os chamados cursos de capacitação profissional, por meio do Pronatec Oferta Voluntária.

A pré-matrícula online foi iniciada em 19 de fevereiro e segue até 19 de março do ano em curso, podendo ser realizada através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/progredir e na Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí para maiores orientações. A secretaria permanece aberta ao púbico nos turnos manhã e tarde.

O Pronatec Oferta Voluntária é destinado para os maiores de 15 anos que tem desde ensino fundamental incompleto até ensino médio completo, e cursos técnicos subsequentes - para quem já concluiu o ensino médio, nas modalidades presenciais e a distância.                           

A oferta será feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se submeteram ao Edital de Chamada Pública nº 79/2016 para ofertar os cursos de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

Critérios

Podem fazer estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos; tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Entre os principais cursos oferecidos pelo Pronatec Oferta Voluntária, vale destacar:

·         Assistente de controle de qualidade

·         Auxiliar de farmácia de manipulação

·         Inspetor de qualidade

·         Desenhista da construção civil

·         Assistente de Secretaria Escolar

·         Agente de alimentação escolar

·         Cuidador de Idoso

·         Almoxarife de obras

·         Produtor de cerveja

·         Agente comunitário de saúde

·         Operador de computador

·         Representante comercial

·         Auxiliar de saúde bucal

·         Locutor

·         Vendedor

·         Recepcionista

·         Língua Brasileira de Sinais (Libras)

·         Balconista de Farmácia

·         Auxiliar de Biotecnologia

·         Cuidador infantil