Matéria > Educação

Secretaria promove III Fórum Municipal de Educação

Evento educacional discute propostas de melhorias para a Educação.
Paula Monise - 16/03/2018
387 Visualizações
b5aef259db09ce0102fc240ceaff.jpg Formação da mesa de honra do Fórum
ASCOM

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação promove nesta sexta-feira (16) o III Fórum Municipal de Educação. O evento realizado no Centro de Convivência é a primeira etapa das ações que culminarão com a Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada em Brasília.

Participaram do III Fórum Municipal de Educação, a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), vereadores, educadores da rede municipal e estadual, estudantes, secretários, servidores e representantes da sociedade civil organizada.

Na ocasião, foram apresentadas danças culturais e a gestora santanense abriu os trabalhos do Fórum que traz como temática "A consolidação do Sistema Nacional de Educação -PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".

Para a secretária municipal de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, o Fórum é uma provocativa para avaliar as ações desenvolvidas no setor, bem como propor melhorias.

“Discutimos oito eixos a nível nacional entre os grupos das escolas municipais, estaduais e de representações de outros setores que possam melhorar e garantir uma educação de qualidade para todos. Nossa expectativa com a realização deste evento é assegurar cada vez mais os direitos dos nossos educadores e melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino para o povo santanense”, afirmou a secretária.

 A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) reforçou a necessidade de repensar a realidade local no momento de formulação das propostas educacionais.

“É importante este momento para avaliar como está a educação em nosso país, em nossa cidade. É preciso olhar o contexto geral, mas focando na nossa realidade. Vamos eleger nossos representantes para que eles possam defender políticas públicas que tenham reflexos nos locais onde vivemos”, frisou a gestora.

A palestrante do III Fórum Municipal de Educação , Adnaid Rufino, tratou sobre a temática central do evento que também será discutida na Conae 2018. Para ela, a discussão é indispensável para a formulação de um Plano de Educação mais coeso e que atenda as especificidades do setor.

“A nossa palestra vai ao encontro da Conae 2018 e agora estão acontecendo as prévias. Essas discussões planejam e aprimoram o Plano Nacional de Educação com validade até 2024”, concluiu.

Ao final do Fórum serão formuladas as propostas educacionais e são escolhidos os delegados municipais. Estes representarão o município na conferência intermunicipal que acontecerá em abril na cidade de Picos. Para a etapa nacional a delegação piauiense será representada por 12 membros.