Matéria > Saúde

SMS de Santana realizará campanha de vacinação contra a Raiva neste sábado

Campanha de vacinação para cães e gatos ocorrerá inicialmente na zona urbana e posteriormente nas comunidades rurais.
Paula Monise - 03/04/2018
275 Visualizações
3de7a3ba0d8fe5d9243354904c2f.jpg Reprodução

A Secretaria de Saúde de Santana do Piauí realizará no próximo sábado (07) a campanha de vacinação para cães e gatos contra a Raiva. Ação ocorrerá durante todo o dia na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, centro da cidade.

A vacina Anti-rábica que deve ser reforçada anualmente no seu pet, previne o animal contra a Raiva, doença incurável e fatal na totalidade dos casos que também pode ser transmitida para o ser humano.

A coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, frisou que a campanha será estendida para as comunidades rurais mediante a formulação de um calendário de vacinação.

“O santanense que possui cão ou fato precisa vaciná-lo e proteger seu bichinho contra doenças. Teremos uma equipe de prontidão aguardando os animais. Reiteramos que a campanha também chegará às comunidades rurais, por isso não é necessário que a população das comunidades rurais se desloque até a sede”, explicou a coordenadora.

A Raiva

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a Raiva é transmitida, principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles cães ou gatos. Nos cachorros e no ser humano, o vírus pode permanecer incubado por até dois meses.