Matéria > ASCOM

Mulheres santanenses confeccionam materiais durante oficina de artesanato

Produtos serão comercializados durante a I Feira do Produtor.
Paula Monise - 19/04/2018
81 Visualizações
e20b15399f4fc039f4999e3e20fc.jpg Participantes durante oficina
ASCOM

A INNOVA Consultoria em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí promoveu durante esta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) uma oficina de artesanato para a população feminina santanense. As atividades foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Durante a oficina, as participantes confeccionaram difusores de ambientes e customizaram materiais em MDF. As técnicas foram ministradas pela artesã Luziane Kelli Soares de Macêdo que fez da paixão pela arte uma atividade lucrativa.

A participante da oficina de artesanato, Merciana Medeiros Rodrigues da Silva, ressaltou que o conhecimento adquirido com a confecção dos materiais pode se tornar uma alternativa de renda familiar e movimentar a economia local.

“A oficina é uma oportunidade que nos foi dada para incrementar nossa renda e também desenvolver o artesanato local já que em Santana é carente. Que nós participantes possamos colocar o aprendizado adiante, formar uma associação e continuar a confeccionar estes materiais e fazer deste uma atividade lucrativa”, disse Merciana Medeiros Rodrigues da Silva.

A artesã e ministradora da oficina, Luziane Kelli Soares de Macêdo, pontuou que o artesanato nos dias atuais é fonte de renda para milhares de pessoas. Ela relatou que largou a profissão de professora e incluiu toda a família para se dedicar à atividade.

“Eu era professora e larguei tudo pra viver apenas do artesanato que faço. Comecei sem pretensão nenhuma, ajudando umas amigas que organizaram uma festa e confeccionei os objetos. Depois disso percebi que tinha habilidade pra isso e comecei a criar minhas peças. Meu trabalho teve muita aceitação e hoje tenho uma demanda muito grande. Em relação a oficina me surpreendi positivamente com o desenvolvimento das participantes e espero retornar mais vezes para aprimorar as técnicas”, frisou a artesã.

A proprietária da INNOVA Consultoria, Zenaide Sousa, destacou que a iniciativa visa contribuir para a geração de fontes alternativas de renda para a população local, um desejo manifestado pelo prefeito eleito, Francisco Borges, e pela prefeita Maria José.

“A INNOVA Consultoria tem buscado manter relações com a comunidade. Me recordo de Chico Borges mencionando que queria buscar maneiras de trazer renda para Santana e este mesmo desejo é mantido por Maria José. Para a INNOVA  é uma extrema felicidade estar proporcionando este momento para as mulheres santanenses”, concluiu Zenaide Sousa.