Matéria > ASCOM

Saúde realiza "Dia D" de vacinação contra H1N1 em Santana do PI

A meta é atingir 90% do público-alvo como orienta o Ministério da Saúde.
Paula Monise - 11/05/2018
130 Visualizações
34bbc8e8bc083c71a22eae350065.jpg Procura pela vacina foi intensa.
Edivan Araújo

Por Edivan Araújo/ Agora Ed

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí está realizando a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe). A campanha que teve o “Dia D” no dia 27 de abril na comunidade Lagoa dos Marcelinos segue agora na zona urbana e na comunidade Barro, zona rural do município.

A vacina contra a Influenza H1N1 tem como público prioritário: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Para ser imunizado, as pessoas que se encaixam nos públicos citados devem se dirigir aos postos de vacina portando o cartão do SUS e/ou cartão de vacina.

Nesta sexta-feira (11) está sendo realizada a vacinação na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, o horário destinado foi de 08H00 as 12H00.

Logo cedo os idosos que fazem parte da campanha estavam comparecendo na UBS para tomar a sua dose, pois segundo informou a enfermeira Maria Teresa o objetivo é vacinar no mínimo 90% de cada grupo prioritário e com isso alcançar o que foi estabelecido.

Para o senhor Antônio Martins da Rocha, 72 anos, é importante que as pessoas procurem o posto para tomar sua dose, pois além de estarem se protegendo da gripe incentiva outras pessoas s fazerem o mesmo.

Antônio Martins da Rocha

A senhora Josefa Lavinha de Moura Rocha,  64 anos disse que apesar do medo da agulha é importante se proteger da gripe principalmente agora que já foram registrados alguns casos da doença no Piaui, disse ela.

Josefa Lavinha de Moura Rocha

Amanhã sábado (12) a campanha será realizada na comunidade Barro, zona rural do município.  O posto de vacina é a UBS Francisco Pereira de Brito, no horário de 8h00 às 12h00. Na segunda-feira (14) é a vez da comunidade Engano e Camarada serem imunizadas contra a Gripe, no horário de 8h00 às 10h00. 

 

A vacinação contra a Gripe percorrerá também as comunidades Queimada da Ema e Alegre no dia 15 de maio, no horário de 8h00 às 12h00. A campanha encerra na localidade Lagoa Seca no dia 16 de maio no horário de 8h00 às 12h00.