Matéria > ASCOM

Panfletagem conscientiza santanenses para combate à violência contra crianças e adolescentes

A ação foi organizada pelo Conselho Tutelar em parceria com as secretarias municipais.
Paula Monise - 17/05/2018
75 Visualizações
04d00dda6954fb04d92215f854a5.jpg Ação envolveu estudantes, secretarias municipais e Conselho Tutelar
ASCOM

Na manhã desta quinta-feira (17) o Conselho Tutelar de Santana do Piauí em parceria com as secretarias municipais realizou panfletagem nas comunidades rurais Lagoa Seca e Barro em alusão ao “18 de Maio” Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, conselheiros, servidores das secretarias e comunidade escolar munidos de faixas foram às ruas e visitaram as residências conscientizando sobre a importância de identificar e denunciar casos de violências contra menores.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) participou da mobilização e ressaltou a importãncia de denunciar este tipo de crime.

"Não podemos ficar omissos diante deste tipo de violência. É preciso denunciar e a informação sobre como podemos fazer isso é o que possibilita coibir estes casos", afirmou a prefeita.

O presidente do Conselho Tutelar de Santana do Piauí, Felipe Leal, ressaltou que casos desta natureza ocorrem timidamente no município. Apesar do fator positivo ele alerta que a rede de proteção de crianças e adolescentes, bem como a comunidade precisa está integrada no combate a este tipo de violência.

“É muito importante esta parceria com as secretarias, bem como conscientizar a população. Grande parte dos casos não são denunciados por falta de informação e à medida que alertamos e divulgamos como ocorre este trabalho, encorajando os moradores a identificarem os casos e a denunciarem procurando os setores responsáveis ao Disque 100 e ao Conselho Tutelar”, afirmou o presidente.

Felipe Leal ainda alertou que a violência é na sua maioria realizada por pessoas da própria família, o que também dificulta que as vítimas sejam encorajadas a denunciar.

Para denunciar os casos de violência contra menores basta contatar o Disque 100 ou o Conselho Tuletar santanense através do número telefônico (89) 9 8818 – 4842. As mesmas são feitas em caráter anônimo.

Programação

As atividades alusivas ao “18 de Maio” continuam nesta sexta-feira com panfletagem e caminhada pelas ruas da sede urbana.