Matéria > Assistência Social

Projeto de aprendizagem da Língua Inglesa assistirá mais de 100 crianças santanenses

A aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira (11).
Paula Monise - 11/07/2018
201 Visualizações
fe5599dbde6107150ec11f223799.jpg Parte dos participantes do projeto
ASCOM

Na manhã desta quarta-feira,11 de julho, foi realizada a aula inaugural do projeto “I Have a Dream/ Eu tenho um sonho” em Santana do Piauí. O projeto social de aprendizagem da Língua Inglesa assistirá mais de 100 crianças e adolescentes na faixa etária dos 5 aos 15 anos.

O “I Have a Dream” é uma iniciativa voluntária, sem fins lucrativos, idealizado pela santanense e professora de Inglês, Thariny Sousa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

As aulas gratuitas serão ministradas três vezes por semana nos turnos manhã e tarde. Como forma de aprimorar a aprendizagem dos participantes, no período da manhã, as aulas atendem  crianças de 05 à 10 anos, e no turno da tarde, os adolescentes de 11 à 15 anos.

Segundo a voluntária do projeto, Thariny Sousa, a receptividade dos participantes superou a expectativa em função do desempenho demonstrado na aprendizagem dos conteúdos.

“Foi bem receptivo, proveitoso e participativo, por serem crianças tão novas, por estarem em período de férias. Eles [participantes] responderam muito bem a proposta da aula. Existiram crianças que fiz perguntas totalmente em Inglês e eles tiveram a compreensão e me deram o feedback corretamente”, afirmou a voluntária.

Thariny Sousa explicou que a metodologia das aulas do projeto são inovadoras, pois se utilizam do recurso da ludicidade, partindo do princípio de aprender com instrumentos didáticos

“A aula é dada totalmente em Inglês. Por mais que os alunos não tenham tido contato com a Língua antes, quando você estimula de forma lúdica e associa a visão, com audição, repetição, os alunos aprendem mais rápido. Não é aquele método engessado, do aluno com a gramática, só ele lendo e escrevendo, respondendo exercícios”, disse.

Quem aprovou o projeto foi a participante, Zaira de Sousa Gonçalves. A santanense que estuda o Ensino Fundamental I, destacou que a aula de Inglês foi interativa e que a mesma já aprendeu algumas maneiras de se comunicar no idioma americano.

“Estou gostando bastante. Aprendi a falar algumas palavras em Inglês, sobre as cores, histórias, sem falar nas brincadeiras com músicas em Inglês, foi muito legal”, afirmou a participante.

“Nossas crianças podem sonhar mais alto, Santana não é o limite para elas”

Thariny Sousa disse que o desenvolvimento do projeto “I Have a Dream” é a concretização de um sonho pessoal em prospectar um futuro promissor para os futuros cidadãos locais.

“Pra mim esta é a realização de um sonho, porque eu tive oportunidades que muita gente não pode ter. Pensei em ajudar estas crianças com o que eu sei, da forma que posso. O propósito é estimular estas crianças que com estudo a gente consegue ir bem mais longe, podem sonhar grande, podem pensar grande e que Santana não é o limite que eles tem para a vida deles”, concluiu.