Matéria > Assistência Social

SMAS e CRAS promovem oficina de confecção de brinquedos para mães do Criança Feliz

Oficina resultou na confecção de diversos jogos pedagógicos.
Paula Monise - 24/07/2018
870 Visualizações
33a02148c7caa3f330b7ac0822be.jpg Momento da oficina
ASCOM

Na manhã desta terça-feira (24) a Secretaria de Assistência Social (SMAS) de Santana do Piauí e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promoveram uma oficina de confecção de brinquedos a partir de materiais descartáveis. A oficina foi ministrada pelo pedagogo Luís Campos e contou com a participação das mães assistidas pelo Programa Criança Feliz, visitadores e orientadores sociais.

A oficina resultou na confecção de quebra-cabeça, jogo de argolas e tiro ao alvo, jogo da velha e adivinhação.  Cada brinquedo possui propriedades educativas além da ludicidade.

“A iniciativa é pensada ecologicamente, como na alegria das crianças. Os brinquedos não são feitos de forma aleatória, eles tem um objetivo. Cada brinquedo tem a sua função específica e para isso as mães e visitadoras serão orientadas”, explicou o oficineiro Luís Campos.

Oficineiro Luís Campos

A mãe assistida pelo Programa Criança Feliz, Ana Maria de Moura Rodrigues, destacou que ter participado da oficina foi de extrema valia, pois novos conhecimentos foram adquiridos. Além disso, ela frisou como relevante poder estar confeccionando o brinquedo das filhas transmitido todo seu amor.

“É muito bom estar participando. Ter novos conhecimentos, sempre é bom ter algo novo. Sem falar que vai ser muito bom produzir o próprio brinquedo que minhas filhas vão brincar”, disse a mãe.

A coordenadora do CRAS, Cíntia Nayara, pontuou que a oficina de confecção de brinquedos teve por objeto principal oferecer instrumentos que auxiliem as mães no brincar com as crianças de 0 a 6 anos idade, público-alvo do programa Criança Feliz.

“Vimos a importância do brincar de uma maneira sustentável já ensinando desde pequenos, desde os primeiros passos a criança a reutilizar, reaproveitar. Também foram convidados os orientadores da Assistência Social que lidam diretamente com as crianças e ao longo do ano participam de atividades. Vale ressaltar que os brinquedos são pensados em desenvolver as habilidades da criança, coordenação motora e criatividade”, enfatizou.

O Programa Criança Feliz vem sendo desenvolvido há 1 ano no município de Santana do Piauí, atendo 100 famílias. O público do programa semanalmente recebe as visitadoras que trabalham através de brincadeiras a coordenação motora das crianças, além do desenvolvimento intelectual.