Matéria > ASCOM

Prefeitura de Santana promove oficina sobre elaboração do PMSB e do PMGIRS

Oficinas acontecerão durante toda a presente semana.
Paula Monise - 31/07/2018
114 Visualizações
2cdf78a92a3bcfae1f270dcea3cc.jpg Momento de elaboração das propostas
Reprodução/ WhatsApp

Nesta terça-feira (31) a Prefeitura de Santana do Piauí realizou mais uma etapa do processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A fase atual compreende a promoção de oficinas na sede urbana e comunidades rurais.

Na manhã de hoje, a oficina foi sediada no Centro de Convivência, localizado no Centro de Santana do Piauí. Participaram do evento, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o secretário de Esportes, Dedé Moura, demais representantes das secretarias, membros da sociedade civil organizada e a comunidade em geral.

No período da tarde, a programação de oficinas foi desenvolvida na Escola Josefa Maria dos Santos, na comunidade Barro, zona rural do município. As mesmas estão sendo ministradas pela engenheira sanitarista e ambiental da empresa Nerar Engenharia, Lilia Santos.

Metodologia das oficinas

As oficinas são marcadas pela participação popular, em que os munícipes refletem sobre o cenário atual da cidade no que diz respeito ao manejo dos resíduos sólidos, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem da água das chuvas, e propõem melhorias.

O horizonte de validade dos Planos é de 20 anos e podem ser atualizados anualmente e revisados a cada quatro anos. Daí a necessidade que as propostas elencadas sejam possíveis de serem executadas num intervalo de curto, médio e longo prazo.

Programação das oficinas

Dando prosseguimento, no dia 01 de agosto, às 8h00, será promovida oficina na Escola Municipal Antônio Mariano da Cunha, na comunidade Lagoa Seca. Às 14h/ o evento segue no posto de saúde da comunidade Lagoa dos Marcelinos.

No dia 02 de agosto, é a vez das comunidades Engano I e II, Malhada Vermelha e Camarada sediarem oficinas. As atividades iniciam às 8h00 na Escola Municipal mariano André de Barros, e às 14h00, na Escola Raimunda Paulina da Conceição.

Encerrando a programação de atividades, no dia 03 de agosto, a oficina prática acontecerá na comunidade Queimada da ema, na Escola Municipal Armínio Monteiro de Moura.

O município de Santana do Piauí durante a construção dos Planos recebe assessoria técnica da Nerar Engenharia.