Matéria > ASCOM

Prefeita Maria José e vaqueiros articulam XII Cavalgada de Santana do Piauí

Evento é parte da programação de 7 de Setembro.
Paula Monise - 07/08/2018
158 Visualizações
3f80990c77e7d6112be6e16b8eca.jpg Reunião de articulação para a XII Cavalgada
ASCOM

Na tarde desta terça-feira (07) a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) esteve reunida em seu gabinete com representantes da vaqueirama local para articular o projeto da XII Cavalgada de Santana do Piauí que acontecerá no dia 07 de Setembro.

Participaram do encontro, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Inês Rocha, e a liderança política Neli Borges, além de representantes comunitários.

A XII Cavalgada faz parte da cultura santanense e resgata a figura do vaqueiro. Nesta edição do evento haverá a Celebração Eucarística para os vaqueiros, seguido do café da manhã e cavalgada percorrendo comunidades rurais e o centro urbano. O evento é encerrado com um momento de confraternização que nesta edição terá participação do poeta Zé da Luz.

Um dos organizadores da XII Cavalgada de Santana do Piauí, Geminiano Brito, explicou que a meta é fazer uma festa maior a cada ano.

“O 7 de Setembro este ano vai continuar como sempre a gente vinha fazendo. Já estamos planejando fazer a mudança para o próximo ano. Vamos sentar e combinar uma data, pois o 7 de Setembro sabemos que é um dia apropriado para desfile de escolas, policial, e como nessa data não tinha nada em nossa cidade então colocamos a Cavalgada”, afirmou Geminiano Brito.

Geminiano Brito

A prefeita Maria José durante a reunião sinalizou total apoio ao evento que segundo ela representa muito para a cultura do município.

“A Prefeitura oferecerá todo o apoio que podermos destinar. A nossa ideia é que no próximo ano podemos fazer um evento maior, próximo da comemoração do Dia do Vaqueiro, tornar o evento um marco para nossa cidade. A cultura do vaqueiro é forte em nossa cidade e nosso compromisso é de valorizá-la”, afirmou a prefeita.

Ampliação e renovação da Cavalgada

Pensando na ampliação do evento, a gestão municipal lançou a proposta de a partir de 2019 os vaqueiros se organizarem para promover uma Festa do Vaqueiro, escolhendo uma data próximo a comemoração deste personagem nordestino celebrado no mês de julho. A ideia agradou a vaqueirama que frisou ser uma renovação e fomento do crescimento da Cavalgada.

“A nossa ideia é crescer essa cultura e não acabar. O meu prazer é crescer, homenagear a nossa cidade. Essa ideia a mim agradou, não agradaria se dissesse que acabou a cultura, vamos apenas mudar”, afirmou Geminiano Brito.

Quem também disse acordar com a mudança da data do evento foi o sindicalista rural e vaqueiro, José Brito. Para ele, a ideia vai ampliar a festa que já é uma tradição e reúne vaqueiros de diversos municípios da região.

“Eu comecei a cavalgada nos primeiros anos e no que puder contribuir eu estou à disposição. A prefeita sabe disso e agradeço a ela também porque pra mim é uma boa gestora e está organizando também esse evento. E a mudança da data não me desagrada, conforme o que escolherem próximo da data do Dia do Vaqueiro nós combina  e se Deus quiser vai dar certo”, enfatizou.

José Brito