Matéria > Educação

Santana avança na educação e atinge meta do IDEB 2017

Município atingiu a meta de 5.2, proposta pelo MEC.
Paula Monise - 03/09/2018
271 Visualizações
d6b2758048ed3c644c9ca1f85a32.jpg Prefeita Maria José ladeada de alunos
ASCOM

 A educação se tornou uma das principais bandeiras de governo da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura.  Os investimentos no setor já começam a dar resultados, é o que atesta  o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde o município atingiu a meta estipulada para 2017 pelo Ministério da Educação de 5.2 nas séries iniciais.

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º Ano do Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

A meta atingida pela educação santanense foi ainda superior à diversos municípios da região, como Picos que obteve o índice de 4.4, São José do Piauí que atingiu a meta 4.0, Santo Antônio de Lisboa com 4.3, entre outros.

A secretária de Educação de Santana do Piauí, Maria Inês Rocha, avaliou o resultado positivamente e disse que o objetivo é continuar avançando para superar a meta estipulada para 2019 que é de 5.5.

“Esse resultado muito nos motiva a continuar trabalhando pelo desenvolvimento da educação de nosso município. O resultado é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo os educadores, coordenadores, diretores que se doam na missão do educar. Atingimos a meta e vamos batalhar para atingir a meta já de 2019, pois nosso compromisso é com a Educação e o desenvolvimento de Santana”, disse a secretária.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, comemorou o resultado e destacou a educação como porta de entrada para a transformação social.

“Sabemos que a Educação é a porta de entrada para o desenvolvimento da sociedade. Esse resultado para nós gestores de Santana é motivo de alegria já que superamos todas as metas projetadas, inclusive a do MEC. Vamos continuar avançando, pois estamos no caminho certo”, frisou a gestora.