Matéria > ASCOM

Desfile Cívico resgata as potencialidades do Brasil e emociona santanenses

RedaçãoCentenas de pessoas acompanharam o desfile dos pelotões.
Paula Monise - 08/09/2018
304 Visualizações
24b83bc78d979b4f785a600328f0.jpg Cultura nordestina foi retratada no Desfile
ASCOM

 

Nos seus 26 anos de emancipação política, Santana do Piauí vivenciou nesta sexta-feira (07 de Setembro) o Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Esta é a segunda vez que o Desfile é realizado na gestão da prefeita Maria José e já se consagrou como um dos maiores eventos culturais promovidos no município.

Ação da Prefeitura Municipal com apoio das diversas secretarias, o Desfile Cívico reuniu centenas de pessoas na Praça São Pedro, palco central da festa patriota, que acompanharam com aplausos a passagem dos pelotões.

Participaram do ato cívico a deputada federal, Iracema Portela (Progressistas), a candidata a deputada estadual, Belê Medeiros (Progressistas), a prefeita do município Maria José (Progressistas), vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada e a população das comunidades rurais e da sede urbana.

A programação alusiva ao “7 de Setembro” teve início às 6h30min com a XIII Cavalgada de Santana do Piauí.  Os vaqueiros locais e de outras cidades da região – Inhuma, Itainópolis, Santa Cruz, Paquetá do Piauí, Wall Ferraz, entre outros, participaram de um café comunitário no Povoado Barro, e às 7h30min teve início à Santa Missa para a vaqueirama presidida pelo Pe. José Mairton da Silva.

Em seguida, os vaqueiros saíram em cavalgada pelas comunidades rurais com destino ao centro de Santana do Piauí. Durante o trajeto, os poetas “Galego Aboiador” e Geminiano Brito dedicaram aboios a personalidades santanenses.

 

FOTOS CAVALGADA

O Desfile Cívico

Dando continuidade às atividades, às 16h30min, a prefeita Maria José (Progressistas) acompanhada do comandante do GPM de Santana do Piauí, tenente Gomes e o presidente da Câmara Municipal, Geosmar Pedro de Aquino, deram início ao ato cívico do Desfile com o hasteamento das bandeiras.

FOTOS DESFILE

O tema geral abordado este ano foi Brasil: Pátria Amada!, no propósito de destacar as potencialidades históricas, culturais e econômicas  do país.

O Desfile Cívico foi aberto pela Secretaria de Educação, onde desfilou a comunidade educativa da rede municipal. Cada escola apresentou de maneira criativa uma região do Brasil.

O segundo pelotão a se apresentar foi a Secretaria de Administração que contou com a participação dos profissionais que atuam no setor. Seguido esteve a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Assistência Social que destacou os projetos sociais desenvolvidos na pasta e seus usuários.

A quarta secretaria a desfilar foi a de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacando o homem do campo e a agricultura familiar. Em seguida foi a vez da Secretaria de Obras e de Sáude que trouxe para os pelotões os serviços de saúde e programas ofertados à população.  A última pasta a desfilar foi a Secretaria de Esportes, seguido da frota de veículos e representação da cavalaria.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, comemorou o resultado do Desfile destacando que o projeto só é possível graças aos servidores e santanenses.

Vivemos um momento histórico, ficará na mente do povo de Santana do Piauí, no coração. Tudo o que realizamos desde as primeiras horas do dia, onde a população atendeu nosso chamamento, nossos funcionários, alunos. Assistimos a um dos maiores atos cívicos já realizado neste município e neste momento de grande emoção só temos a agradecer a Deus, nossos colaboradores, todos que participaram. Não realizamos nada sozinhos, mas com o apoio de todos”, frisou a gestora.

 

Encerrando a programação festiva foi realizado o momento cultural com a Banda Chocalho.