Matéria > Assistência Social

IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Santana do PI

Conferência contou com a participação de dezenas de pessoas.
Paula Monise - 16/10/2018
251 Visualizações
1cbd4c6c46f0673ce27cac1c58b9.jpg Público presente na Conferência
ASCOM

Na manhã desta terça-feira (16) o município de Santana do Piauí sediou a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento de discussão popular é uma ação da Prefeitura de Santana do Piauí em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em consonância com as diretrizes da política nacional do setor.

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada no Centro de Convivência e reuniu adolescentes, representantes governamentais e membros da sociedade civil organizada.  A mesma tem por de construir propostas voltadas ao aperfeiçoamento da Política de Atendimento da Criança e do Adolescente no município. 

Neste ano, a Conferência traz como temática de discussão a "Proteção Integral, Diversidade e Enfretamento das Violências". A mesma é a etapa inicial preparatória para as conferências Estadual e Nacional.    

Formação da mesa de honra                                 

A abertura da Conferência feita pela presidente do CMDCA, Mayra Rocha Moura, contou com a apresentação cultural do grupo “Bate-Lata de Santana do Piauí”, formado por crianças e adolescentes integrantes de projetos sociais.

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes, destacou a representatividade do evento para fortalecer a rede protetiva de crianças e adolescentes no município.

“Ficamos felizes de ver a nossa plenária tão bem representada por adolescentes, pois o nosso objetivo foi justamente trazer o público do qual a gente trataria. Esta Conferência tem um papel muito importante que é ouvir, apontar e propor melhorias que irão fortalecer os serviços, as ações, as atividades rumo a garantia de políticas públicas para a criança e o adolescente”, disse a secretária.

Tarciana Bernardes

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, reforçou a necessidade de assegurar ações que visam garantir os direitos da criança e do adolescente.

“Esse espaço é importante, onde se busca a promoção integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, propor ações que necessitam ser implementadas dentro do nosso município. Precisamos fortalecer a rede que diariamente necessita combater a violência. Precisamos fortalecer a ideia que a criança e o jovem de nosso município precisa e muito de proteção”, enfatizou Maria José.

 

 Prefeita Maria José

A conferencista Márdila Taveira Coutinho que explanou palestra no evento e conduziu as discussões destacou que a elaboração das propostas deve partir da realidade local.

“Inicialmente apresentamos a temática da Conferência e posteriormente vamos as discussões dos eixos, para aí então formarmos os grupos e elaborar as propostas. Essas propostas já devem estar com a previsão de tempo para serem implementadas e assim caberá aos gestores municipais buscar parcerias para implementá-las. Essas propostas não se encerram aqui, elas serão novamente discutidas nas conferências Estadual e Nacional”, explicou.

 Márdila Taveira Coutinho

Eixos de discussão  

Os seis eixos de discussão discutidos na Conferência são: I – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; II – Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; V- Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.