Matéria > Agricultura

Projeto Dom Helder Camara assistirá agricultores rurais de Santana do Piauí

Projeto desenvolvido no Nordeste beneficiará 55 famílias santanenses.
Paula Monise - 07/11/2018
317 Visualizações
f796e90f949fb9491619a51d6045.jpg Reunião com as famílias assistidas
Reprodução

Santana do Piauí é agora um dos municípios brasileiros assistidos pelo Projeto Dom Helder Camara (PDHC). Desenvolvido no território nordestino desde 2001, o programa apoia e oferece assessoria técnica especializada na promoção de ações de desenvolvimento rural sustentável no semiárido.

Na noite da última terça-feira (06) a empresa cearense Cactos, que conduz o projeto, promoveu um encontro com moradores das comunidades rurais santanenses Engano, Timóteos e Malhada Vermelha na Escola Mariano André de Barros para apresentação do programa que beneficiará 55 famílias. Na ocasião, já foi iniciada a etapa de cadastros dos agricultores.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Santana do Piauí, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, destacou que o governo municipal oferecerá todo apoio necessário para que o projeto seja desenvolvido de maneira exitosa no município.

“Estamos acompanhando de perto todo o processo e a Secretaria de Agricultura com o apoio da prefeita Maria José oferecerá todas as condições necessárias para que o projeto seja desenvolvido com sucesso. Sabemos que o programa é de extrema importância para o agricultor rural, por essa razão vamos arregaçar as mangas e colocar em prática”, afirmou o secretário.

Secretário Netinho

Netinho frisou ainda que as famílias a serem beneficiadas já estão sendo cadastradas junto a empresa. A priori serão atendidos os moradores das comunidades Engano, Timóteos e Malhada Vermelha que atendem aos critérios – agricultor familiar de baixa renda e que possua DAP B.

“Os cadastros estão sendo feitos pelos representantes da empresa. Esse projeto vem fortalecer a agricultura em nossa cidade, onde se o agricultor desenvolve uma atividade agrícola que seja a caprinocultura ou qualquer outra, ele agora terá assistência técnica”, enfatizou.

Nesta quinta-feira (08) um novo encontro será realizado com moradores das comunidades citadas para a continuidade da etapa cadastral.

O Projeto Dom Helder Camara é uma ação operacional descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste, a partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.  O PHDC atua em 6 estados do Nordeste Brasileiro, envolvendo 8 Territórios Rurais e 77 Municípios do Semiárido. O PDHC beneficia, diretamente, através das suas ações, 15.021 famílias.