Matéria > ASCOM

Levantamento mostra que Prefeitura de Santana está entre os municípios mais transparentes do Piauí

Levantamento foi realizado pelo Blog Bastidores.
Paula Monise - 12/12/2018
193 Visualizações
9e77ba10969d3b148f8804fa08ba.jpg Reprodução

Santana do Piauí está entre as 54 cidades piauienses com maior transparência das informações públicas. O levantamento feito pelo Blog Bastidores e divulgado pelo Portal 180 Graus nesta terça-feira (11) analisou os 223 municípios do Estado.  A pesquisa apontou ainda as 50 piores prefeituras que apresentam desatualização de dados.

O resultado revela que a gestão “Uma Cidade melhor para Todos” que tem a frente a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas) atende as exigências legais e cumpre com o ato da transparência, exigido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pelo Ministério Público Estadual e Federal.

Vale ressaltar que o Guia de Implantação de Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) estabelece que a atualização dos portais deve ser feita em “tempo real”.

 “De acordo com o Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, a expressão “tempo real” significa que as informações devem estar disponíveis até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no sistema adotado pelo município, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento”, traz o manual.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou que o resultado atesta o compromisso da atual gestão com a transparência da “coisa pública”.

“Esse resultado confirma o nosso compromisso com a transparência da coisa pública. Ainda podemos avançar mais e mais e vamos avançar superando as limitações existentes. Ser transparente demonstra a responsabilidade da gestão”, afirmou a prefeita.

Veja a lista das prefeituras mais transparentes do Piauí

Veja as 50 prefeituras com informações mais desatualizadas do Piauí