Matéria > Saúde

Em 2018, Saúde de Santana realizou quase 6 mil atendimentos médicos e recebeu três novos veículos

Números são considerados recordes no município.
Paula Monise - 27/12/2018
93 Visualizações
7aa38b8ee1cfffb9143dad06142d.jpg Médico no atendimento à população
ASCOM

A Saúde é uma das áreas que mais vem recebendo investimentos no município de Santana do Piauí. Na gestão da prefeita, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, em 2018, 5.744 atendimentos médicos nas zonas rural e urbana e ainda recebeu três veículos.

Os números são ainda mais positivos quando se leva em consideração as campanhas de vacinação – Gripe H1N1, Sarampo e Poliomielite, em que a cobertura da população superou a meta estipulada para a cidade.

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Francisco Carvalho, o Francisquinho, destacou que os avanços na pasta são significativos mesmo diante da grande demanda existente.

“Sabemos da importância da Saúde para a nossa população. Ainda enfrentamos dificuldades, pois nossa demanda é elevada e não possuímos muitos recursos para conseguir atender todos os santanenses. Mas com organização e compromisso temos conquistado avanços mais que importantes e vamos continuar sempre batalhando por mais melhorias, pois nossa meta é prestar serviços em saúde de qualidade para o povo”, afirmou o secretário.

Atendimentos

Os 5.744 atendimentos médicos representam a cobertura recorde na assistência em Saúde da população. O número registrado pela SMS no período de 01 de janeiro de 2018 a 30 de novembro de 2018, está distribuído em 3.148 consultas na zona urbana 3.148 e 2.596 na zona rural.

Nesse quantitativo ainda merece destaque para os atendimentos médicos nas especialidades de Pediatria e Psiquiatria que totalizam 314 consultas. Já o Núcleo de Saúde da Família (NASF) realizou 2.445 atendimentos, onde 170 domicílios foram visitados.

Farmácia Básica abastecida

A descentralização de serviços é uma ação implantada na gestão “Uma Cidade Melhor para Todos”. Como forma de atender a necessidade do santanense de forma mais rápida, os postos de saúde do município possuem pontos de entregas de medicamentos, as farmácias básicas.   

  

Mensalmente os pontos de entregas são abastecimentos com medicamentos de uso contínuo e entre outros.

Sala de Fisioterapia

A Sala de Fisioterapia recém-inaugurada na UBS da comunidade Barro representa a descentralização do serviço que era apenas ofertado na sede urbana e que dificultava o acesso dos pacientes das comunidades rurais que realizavam tratamento.

“A Sala de Fisioterapia foi uma grande conquista para o nosso povo. Sabíamos da dificuldade para o paciente que fazia sessão de fisioterapia se deslocar até a sede. Agora, o paciente poderá realizar o tratamento mais perto dele, isso é servir com responsabilidade a nossa população”, informou a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura.

Prefeita Maria José

Veículos

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu três veículos: uma ambulância de médio porte tipo S10, uma ambulância de pequeno porte e uma Doblò, frutos de investimentos do senador Ciro Nogueira (Progressistas) e da deputada federal Iracema Portela (Progressistas). O número é considerado inédito no município já que anteriormente nunca se havia adquirido essa quantidade de transportes em tão curto espaço de tempo.

Vale ressaltar que os veículos estão sendo utilizados para assistir a comunidade santanense no translado dos pacientes que necessitam de atendimento em outros municípios.

“Quando assumi essa pasta nossas ambulâncias estavam totalmente sucateadas, sem uso. Com o apoio da prefeita Maria José, do senador Ciro Nogueira e da deputada Iracema Portela não só conseguimos recuperar, como adquirimos três novos veículos. Sabemos que a nossa demanda é grande, mas estamos trabalhando incansavelmente para poder atender a todos com qualidade”, frisou Francisquinho.

Novo veículo chegando! A frota mais uma vez será aumentada logo no início de janeiro de 2019 quando uma caminhonete L-200 chegará à Santana do Piauí. O veículo oferecerá suporte à Vigilância em Saúde.

Veículo destinado ao município