Matéria > Assistência Social

Social de Santana é destaque no desenvolvimento de projetos sociais

A referida secretaria ao longo de 2018 desenvolveu ações importantes de inclusão e cidadania.
Paula Monise - 28/12/2018
307 Visualizações
2adbb70f872d0304fb574c44e6e8.jpg Projeto Bate Latas

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou importantes ações em 2018 que tiveram como objetivo maior o fortalecimento de laços entre os usuários e famílias santanenses assistidos através de programas e projetos sociais.

Nos dias atuais, a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) desenvolvem os serviços: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Infância Feliz, Criança Feliz, Grupo Viva a Vida, Grupo Esperança, Ação e Vitória, entre outros, que levam atividades de inclusão social e cidadania.

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes, avaliou o ano de trabalho a frente da pasta destacando a parceria dos profissionais e usuários.

“Na Assistência somos uma grande família, tenho uma grande equipe de colaboradores que sempre se doam em assistir da melhor forma, com acolhimento e atenção nossos usuários. As famílias são outros grandes parceiros que sempre estão conosco participando em tudo o que propomos”, afirmou a secretária.

Tarciana Bernades ao lado dos usuários de projetos sociais

Eventos

A Secretaria de Assistência Social promoveu ao longo do ano diversos eventos culturais como Carnaval, os encontros festivos do Grupo Viva a Vida, manhãs de lazer, passeio turístico na Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, na cidade cenográfica de Floriano, entre outros.

“Os eventos são os nossos encontros comemorativos porque celebramos a alegria, a nossa vida. É uma maneira de sempre estarmos em comunhão uns com os outros”, frisou Tarciana Bernades.

Projeto Bate Latas e Fanfarra

Neste ano, a inclusão através da música foi uma das ferramentas utilizadas para a conexão com crianças, adolescentes e jovens. Alguns destes projetos não só deram frutos como tem se tornado motivo de orgulho para nosso município, em que os integrantes dos grupos musicais vem se apresentando em diversos eventos culturais na macrorregião.

O Projeto Bate Latas que reúne crianças e adolescentes leva som voraz através de instrumentos reciclados. O grupo já se apresentou na Semana Cultural da Juventude Ipiranguense e no Salão de Livros do Vale do Guaribas (SALIVAG).

Em 2018 ainda ocorreu a formação da primeira fanfarra municipal. O grupo que se apresentou pela primeira vez no Desfile Cívico do 7 de Setembro encantou os santanenses e desde então vem se apresentando nos eventos culturais da cidade.

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Em outubro do corrente ano, a SMAS promoveu em parceria com o governo municipal e CRAS a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência que trouxe como temática de discussão a "Proteção Integral, Diversidade e Enfretamento das Violências” é a etapa inicial preparatória para as conferências Estadual e Nacional. É na mesma que as propostas voltadas ao aperfeiçoamento da Política de Atendimento da Criança e do Adolescente no município são discutidas e elaboradas.

MAIS FOTOS: