Matéria > Educação

Professores da rede municipal participam de atividades durante Jornada Pedagógica 2019

Evento segue até esta terça-feira (05) com vasta programação.
Paula Monise - 04/02/2019
54 Visualizações
6e36542c46f2789022e875aac467.jpg Palestra apresentada durante a Jornada Pedagógica
ASCOM

Na manhã desta segunda-feira (04) a Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a abertura da Jornada Pedagógica 2019. O evento de capacitação dos educadores para o novo ano letivo segue com intensa programação até esta terça-feira (05).

Neste ano o tema central da Jornada é “Ressignificando a prática pedagógica” com foco na educação por amor. Os encontros estão sendo realizados na Escola Pascoal Borges e contam com momentos de acolhida, reflexão, motivação e compartilhamento de conhecimentos.

Durante a abertura do evento estiveram presentes a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), a secretária de Educação e Cultura, Maria Inês Rocha, coordenadores pedagógicos, diretores, professores e demais servidores em Educação e da Secretaria de Assistência Social.

A prefeita Maria José que também é educadora em seu discurso de abertura reforçou o papel do mestre na transformação social.

“A Jornada Pedagógica é o momento para reciclar as práticas educacionais, para recarregar as energias e motivar nossos professores para o ano letivo. Sabemos que os desafios enfrentados em sala de aula são muitos e o professor deve ultrapassá-los junto aos educandos, famílias em prol da transformação social. Educar com amor é uma missão do professor”, afirmou a prefeita.

Prefeita Maria José

A secretária de Educação e Cultura, Maria Inês Rocha, ressaltou que a programação de atividades preparadas para o evento educacional foi pensado em suprir as deficiências existentes em prol de uma educação de qualidade para todos.

“Esse evento está com uma programação bem diversificada que vem ao encontro de avançarmos sempre mais na educação oferecida na rede municipal. Esperamos que os participantes aproveitem ao máximo dos palestrantes, troquem experiências e assim dar novos significados ao ensino local”, frisou a secretária.

Palestras

Nesta segunda-feira foram ofertadas três palestras aos participantes: Educação, Amor, Ressignificaçao e Auto-estima, ministrada pela pedagoga Vanderli Aparecida da Silva; O poder de Ressignificar a ação pedagógica, apresentado pelo professor Igor Menezes.

“Ressignificar é dar novos significados ao ensinar. O professor necessita estar motivado, necessita acreditar e se reconhecer no seu papel, só assim a educação é ampliada”, discorreu a palestrante Vanderli Silva durante apresentação do tema.

A terceira palestra Educando para Boas Escolhas Online foi assessorada pela coordenadora do Programa Bilíngue do IMH, Andréia Marcos.

Confira a programação

Terça-feira (05 de janeiro) MANHÃ

7:30 – Acolhida

Apresentação Duelo de Mágica

8:00 PALESTRA

Tema: IDEB em foco: uso do resultado e a Formação de Professores

Palestrante: Ana Patrícia G. Nunes

09h Intervalo

09:20 PALESTRA

Tema: Melhoria contínua e fedbank

 

Terça-feira (05 de janeiro) TARDE

13:30 planejamento

15h intervalo

15:20 PALESTRA

Tema: Ressignificar é aprender a dar novo sentido a vida

Palestrante : Irmã Ana Teresa

Capacitação para os servidores do bem-estar.