Matéria > Assistência Social

CRAS de Santana promove encontro informativo com famílias acompanhadas pelo Criança Feliz

Programa funciona no município desde 2017.
Paula Monise - 18/03/2019
169 Visualizações
64e0d97012ae56b998b7236d0a40.jpg Famílias que participaram do encontro
ASCOM

Na tarde desta segunda-feira (18) a Secretaria de Assistência Social de Santana do Piauí (SMAS) em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) promoveu um encontro informativo com crianças e famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz. O evento foi realizado no Centro de Convivência, centro da cidade.

O Criança Feliz é um programa da Assistência Social operacionalizado pelo CRAS que tem como agentes articuladores os visitadores e técnicos de referência. Em Santana do Piauí, desde 2017 são atendidas 100 famílias que recebem orientações por meio de três visitadores: um na sede urbana e dois na área rural.

A santanense, Beatriz Batista de Moura, sabe bem a importância do Criança Feliz. Mãe de primeira viagem, a Beatriz destacou que foi através do programa que soube se relacionar e brincar adequadamente com a filha de sete meses.

“O programa tem ajudado muito, é bom demais. Eu sou mãe de primeira viagem, eu não sabia como brincar com a minha filha, as informações que repassam sempre são muito importantes e tenho gostado bastante”, enfatizou a mãe.

Durante o encontro informativo foi ministrada pela assistente social que atua na SMAS, Edna Costa, palestra sobre segurança doméstica. O momento foi marcado pela interação dos pais presentes.

“Esse momento foi pensado devido os números de crianças que sofrem acidentes domésticos. Nosso objetivo foi chamar a atenção para reforçar os cuidados preventivos com acidentes domésticos”, frisou Edna Costa.

A supervisora do Programa Criança Feliz, Cintia Nayara, explicou que o programa leva ações informativas para as famílias santanenses adequando a metodologia de trabalho à faixa etária das crianças.

“O programa acompanha as famílias desde a gestação à crianças de 0 a 36 meses. As visitas acontecem semanalmente, quatro visitas por mês, além de que também atendemos as crianças assistidas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O visitador do Programa leva informações que são trabalhadas de maneira diferentes conforme a idade das crianças”, concluiu.

Entrega de livros paradidáticos

É por meio da leitura que a imaginação das crianças é aguçada, o mundo é descoberto. Nesse mesmo entendimento foram entregues as famílias livros paradidáticos como forma de incentivar a leitura das crianças no ambiente familiar.  

Secretária Tarciana Bernardes realizou a entrega dos livros às famílias.