Matéria > ASCOM

Saúde de Santana desenvolve projeto Medida Certa

Projeto conta com a participação de 30 mulheres.
Paula Monise - 11/06/2019
180 Visualizações
af7f365059bc438d44fe16f4dbef.jpg Mulheres que participam do projeto
Reprodução

Em busca de mais qualidade de vida e uma melhor forma física. Esse é o objetivo de 30 mulheres que estão participando do projeto “Medida Certa”. Desenvolvido desde 2017 pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde de Santana do Piauí, o projeto conta com acompanhamento multidisciplinar envolvendo educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

O Medida Certa tem duração de dois meses e conta com encontros coletivos três vezes por semana para a prática de atividade física e acompanhamento nutricional uma vez por semana.

A dona de casa, Irani Silva, participa pela segunda vez do projeto e destaca que nesta edição buscará se dedicar mais para atingir seu objetivo: perder peso.

“Eu estou participando novamente porque tenho muita vontade de perder peso. A primeira vez não consegui atingir a minha meta, porque não me dediquei como devia, mas ainda perdi cinco quilos. Dessa vez quero fazer tudo certo, mostrar para mim e para as outras pessoas que eu consigo”, disse Irani Silva.

Josilene Francisca Leal tem o mesmo objetivo: perder peso e ter ganho de qualidade de vida. Segundo ela, o apoio mútuo entre as mulheres que integram o projeto é uma motivação importante.

“Estou participando pela primeira vez porque eu estava sedentária demais. Entrei nesse grupo para ver se me proporciona uma atividade física, acredito que minha saúde vai melhorar. Estou buscando seguir o cardápio e toda as orientações. Estou adorando porque apoiamos umas às outras”, frisou Josilene Leal.   

A educadora física, Maria Daiane de Jesus Moura, explicou que ao final do projeto ocorre a avaliação geral das participantes e a SMS oferta uma premiação às mulheres.

“Nosso principal objetivo é através de uma reeducação alimentar e atividade física, essas mulheres garantirem mais qualidade de vida.  Temos um grupo no WhatsApp para repassar todas as informações, onde também acompanhamos a evolução das mesmas. Como incentivo, a secretaria de Saúde oferta uma premiação, mas a maior recompensa é a qualidade de vida”, concluiu.